Pelo menos 3.980 vagas foram disponibilizadas no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) do ano que vem. A informação foi confirmada na segunda-feira, 22, durante publicação do edital do concurso. As inscrições iniciam na quarta-feira, 24 e seguem até o dia 10 dezembro, pelo site da instituição de ensino superior. As inscrições custam R$ 145. Eventuais recursos quanto ao resultado referente à isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão ser formalizados, no Portal do Candidato, até as 23h59min dia 23 de novembro de 2021.

De acordo com o edital, as provas estão marcadas para os dias 12 e 13 de fevereiro. No entanto, em razão da pandemia, há possibilidade de mudanças, caso as condições sanitárias impeçam a realização da prova presencial. A decisão deverá ser tomada, com base nas informações de dezembro.

Além de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí serão polos de aplicação dos testes. Na inscrição, o candidato poderá escolher em qual dessas cidades deseja realizar a prova. Caso haja mudança no formato do vestibular, a instituição deverá avisar os estudantes com pelo menos um mês de antecedência.

Caso a situação da covid-19 se agrave, com aumento de casos e mortes, a prova será suspensa e a seleção de alunos para o ano que vem se baseará nas notas das edições do vestibular da UFRGS de 2017 a 2020 e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 a 2021.

As quase quatro mil vagas serão ofertadas em 89 cursos de graduação, o que representa 70% do total oferecido para o ano que vem. Outra parte, cerca de 30%, são direcionados aos alunos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Metade das vagas de todos os cursos são reservadas para alunos que cursaram o Ensino Médio em escola pública, além de percentuais para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, pessoas com deficiências e de baixa renda.

Foto: Gustavo Diehl / Ascom UFRGS / Arquivo