Em uma acirrada sessão, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou a admissibilidade do pedido de impeachment do prefeito Daniel Guerra (Republicanos). O sétimo pedido foi aceito por 14 vereadores contra oito que votaram pelo não prosseguimento do processo. A partir de agora, a Comissão Processante, composta por três vereadores, deverá dar prosseguimento à análise do pedido assinado pelo ex-vice-prefeito, Ricardo Fabris de Abreu.

Este foi o quarto pedido realizado por Fabris, que apresentou no documento, quatro itens que motivaram o pedido de afastamento de Guerra. Entre eles, a não cedência da Praça Dante Alighieri para a realização da tradicional benção dos freis Capuchinhos e a Parada Livre. Além dos eventos, Fabris denuncia que houve irregularidade no fechamento do Pronto-Atendimento 24 Horas, pois, segundo o denunciante, não houve oitiva do Conselho Municipal de Saúde para tal decisão. O quarto item encaminhado faz contestação ao chamamento público para a empresa administradora da unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central.

A partir de agora, a Comissão Processante deverá notificar Guerra em até cinco dias. Depois, a defesa do prefeito deverá apresentar sua versão. Por fim, os parlamentares deverão emitir o parecer apontando para o arquivamento ou prosseguimento do pedido. Caso haja prosseguimento, o processo volta a plenário para julgamento pela cassação ou não de Guerra.

Votaram a favor da continuidade do processo os vereadores Alberto Meneguzzi (PSB), Alceu Thomé (PTB), Arlindo Bandeira (PP), Denise Pessôa (PT), Edi Carlos (PSB), Elói Frizzo (PSB), Felipe Gremelmaier (MDB), Gladis Frizzo (MDB), Kiko Girardi (PSD), Paula Ioris (PSDB), Paulo Périco (MDB), Rafael Bueno (PDT), Ricardo Daneluz (PDT), Velocino Uez (PDT).

Adiló Didomenico (PTB), Edson da Rosa (MDB), Elisandro Fiuza (Republicanos), Gustavo Toigo (PDT), Renato Nunes (PR), Renato Oliveira (PCdoB), Rodrigo Beltrão (PT), Tatiane Frizzo (Solidariedade) optaram pelo arquivamento do pedido.

Em nota, divulgada pela assessoria de comunicação da prefeitura, Guerra afirma que a denúncia do seu ex-vice-prefeito é sem fundamento e mostra a falta de seriedade de alguns vereadores que votaram favoravelmente à continuação do processo. “A deflagração de um processo sem fundamento, mais uma vez, mostra a falta de seriedade e de responsabilidade de alguns vereadores que aderiram a um jogo politiqueiro que só prejudicará nossa cidade.Não desviaremos o foco de continuar trabalhando e honrando a confiança da comunidade e cumprindo os compromissos assumidos com os caxienses, uma vez que os atos da administração são voltados para o interesse público e fundamentados na legalidade e transparência”, afirma.

Foto: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Caxias do Sul