Em ritmo de Avaliação Nacional de Vinhos, o Vale dos Vinhedos coloca no mercado uma carta de novos rótulos que chegam para surpreender os apreciadores de todo o Brasil. As novidades serão apresentadas pelas próprias vinícolas em evento que reunirá a imprensa nacional no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola na noite de quinta-feira, 25 de setembro. O encontro também será marcado pelo lançamento da marca coletiva ‘Vinhateiros do Vale’ e pré-lançamento do documentário ‘Memórias do Vale dos Vinhedos’.

São espumantes, vinhos brancos e tintos de diversas safras que passam a compor a linha dos produtos do Vale dos Vinhedos a partir deste mês, ampliando o leque de opções para quem gosta de provar novidades. “Reunimos as vinícolas para fazer o lançamento juntos e, assim, expressar a identidade do Vale dos Vinhedos, fortalecendo uma marca que é pioneira em enoturismo e qualidade em vinhos finos e espumantes”, destaca o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Juarez Valduga.

As vinícolas Almaúnica, Aurora, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Lídio Carraro, Miolo, Pizzato e Torcello já confirmaram presença com o lançamento de novos rótulos, inclusive, alguns com Denominação de Origem (DO). Os vinhos e espumantes serão apresentados pelas vinícolas em ilhas, acompanhadas por um coquetel.

Vinhateiros do Vale

O momento também será marcado pelo lançamento de produtos da marca coletiva ‘Vinhateiros do Vale’, anunciada no mesmo período do ano passado com o objetivo de buscar a união em torno do fortalecimento do Vale dos Vinhedos. Hoje, oito vinícolas fazem parte da ação, sendo elas: Aurora, Casa Valduga, Cavas do Vale, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Miolo e Torcello. Liderado pela Aprovale, o projeto é um antigo sonho de vinhateiros que integram o roteiro.

Cada vinícola faz o seu próprio vinho. Em produções limitadas, este vinho tem alto poder competitivo, com padrão de qualidade avaliado por degustadores e preço ao consumidor final de R$ 24,90. “Vinhateiros do Vale é mais que vinho para nós. Esse projeto representa uma tomada de consciência em nossos associados e a exteriorização do que somos de verdade. Com este novo conceito de vinho criamos uma categoria que se une em prol do enoturismo para oferecer qualidade a preços competitivos”, explica Valduga.

As garrafas trazem não somente a uva em forma de vinho, mas histórias, aromas e sabores personificados em um rótulo que, além de expressar a cultura da região, traz consigo o desenho do ícone representativo da vinícola produtora, informações sobre sua história, a assinatura do enólogo responsável e um selo que marca a cruzada dos imigrantes italianos, que colonizaram a região no final do século XIX, e desbravaram as regiões altas do Rio Grande do Sul.

Documentário

A Aprovale aproveita o momento para fazer o pré-lançamento do documentário ‘Memórias do Vale dos Vinhedos’, que tem o objetivo de registrar memórias passadas de geração em geração ou vividas na prática, no Vale dos Vinhedos. A iniciativa, da Aprovale, também marcará os 20 anos da entidade, celebrados em 2015.