A Campanha de Vacinação contra a Gripe encerra sua segunda fase na próxima semana. Até o momento, 10.817 doses do imunizante foram aplicadas em Bento Gonçalves. O número corresponde a 23,2% da meta pretendida, de 46.567 doses, até o final da terceira fase, prevista para o dia 9 de julho.

Conforme o vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde (SES), até o momento, o grupo das puérperas é o que apresenta maior índice de vacinação, com 75% do grupo já imunizado. Em seguida aparecem as crianças, com 63,7% de alcance. Em terceiro lugar estão os indígenas (63,5%), seguidos das gestantes (59,9%), trabalhadores da saúde (24,7%). Professores e idosos, que são o público-alvo desta segunda etapa, somam 16,7% de cobertura vacinal na cidade.

Na primeira etapa, entre os dias 12 de abril e 10 de maio, o foco eram crianças com idade entre 6 meses e 6 anos; gestantes e mulheres no período até 45 dias após o parto [puérperas]; povos indígenas e trabalhadores da saúde. Já a terceira fase, que ocorrerá entre 9 de junho e 9 de julho, tem como público-alvo integrantes das Forças Armadas; da área de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.

De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), ainda não há estudos que comprovem a segurança da aplicação conjunta da vacina contra a Covid com outras. Por isso, a recomendação é um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. Deve-se priorizar a vacinação contra a Covid. Se a pessoa apresentar sinais de infecção por Covid, adiar a vacinação até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas.