Espaço, localizado no bairro São Vendelino, recebe resíduos com o objetivo de destinar corretamente os entulhos gerados em obras públicas e privadas

Por muitos anos, o descarte de resíduos da construção e demolição foi tido como um dos principais problemas envolvendo a questão ambiental em Bento Gonçalves. Sem um local correto para encaminhar esses materiais, muitos acabavam sendo descartados em espaços inadequados, não licenciados, ou precisavam ser encaminhados para um aterro em Carlos Barbosa. Foi pensando em resolver essa situação que surgiu a JN Ambiental, a 1° Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção de Bento Gonçalves.

O espaço, inaugurado em janeiro de 2020, recebe os materiais a partir do pagamento de uma taxa que varia de acordo com o tipo de resíduo e com a quantidade. No momento, a usina está trabalhando com o aterro e estoque de materiais classe A. A partir do ano que vem, entretanto, os resíduos classe A e B recebidos passarão por triagem, a fim de serem retiradas impurezas. Na sequência, serão britados para ser realizada a logística reversa, colocando o material novamente no mercado. A partir desse processo, serão comercializadas areia, brita e base, cumprido as normas da ABNT NBR 15116. A usina ainda conta com técnicos especializados, prontos para esclarecerem dúvidas e atenderem às necessidades de cada empresa.

A usina está localizada próximo à BR-470, na rua Arlindo Baccin, 881, bairro São Vendelino. Mais informações e cotações podem ser obtidas através do telefone (54) 9 9953-7706 ou por e-mail: [email protected].