A partir do dia 1º de março, a Universidade de Caxias do Sul – através do Programa de Línguas Estrangeiras (PLE) – passa a ser um centro associado ao Instituto Cervantes, uma instituição pública fundada em 1991 na Espanha com a finalidade de promover o ensino da língua e da cultura espanhola. O anúncio foi feito pelo professor Juan Manoel Real Espinosa, coordenador pedagógico do Instituto Cervantes de Porto Alegre, ao reitor Evaldo Kuiava durante encontro na Reitoria, na tarde desta segunda-feira, 23 de fevereiro, na presença das professoras Magda Monica Cauduro Custódio e Simone Viapianna, do Programa de Línguas Estrangeiras (PLE), e do professor Marcelo Faoro, coordenador de Extensão.

A coordenadora do Programa de Línguas Estrangeiras, Magda Monica Cauduro Custódio, explica que “além de podermos compartilhar as exposições, palestras, ciclos de cinema e uma variada programação cultural que chega ao Instituto Cervantes de Porto Alegre, nossos cursos passam a constar do Guia que reúne os institutos Cervantes de 43 países, assegurando que a qualidade do ensino de espanhol oferecido pela Universidade de Caxias do Sul equipara-se ao ensino oferecido nos demais centros associados do Instituto Cervantes espalhados pelo mundo”.

Desde 2011, o PLE é um centro aplicador do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) e para tornar-se um centro associado do Instituto Cervantes passou por um processo de avaliação bastante longo e detalhado. O reitor Evaldo Kuiava comemorou mais essa conquista do PLE e afirmou que o projeto tem todo o apoio institucional, sendo “mais um indicador que qualifica o ensino oferecido pela Instituição”. O coordenador de Extensão, Marcelo Faoro, destacou a inserção no currículo dos cursos de graduação, como atividades complementares, da aprendizagem de línguas estrangeiras.