Em plena Era Digital, e na contramão do cenário que demonstra o enfraquecimento do hábito da leitura entre os brasileiros, as bibliotecas públicas da Serra Gaúcha apresentam, em sua maioria, números crescentes tanto em visitações quanto em empréstimos de obras no último ano

Um levantamento de 2018 da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a partir de dados do Ministério do Trabalho, aponta que o número de livrarias e papelarias no país encolheu 29% em uma década; já a 4ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro, assinala, entre outras coisas, que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro, enquanto a  média de obras lidas por pessoa ao ano é  de 4,96; já o Centro Nacional do Livro (CNL), valendo-se desses mesmos números, afirma que os franceses leem cinco vezes mais que os brasileiros.

Em antagonismo ao cenário trágico pintado por essas e outras pesquisas e levantamentos que buscam traçar a realidade dos leitores e do hábito da leitura no Brasil, e lidando ainda com a concorrência dos meios digitais, as bibliotecas da região revelam, em sua maioria, dados bem mais positivos. Em 2019, as bibliotecas públicas de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Veranópolis e Farroupilha, registraram aumento tanto no número de empréstimo quanto de visitantes, quando comparados a 2018.  Embora os dados mostrem uma pequena queda em Garibaldi, os números do município são superiores a todos os demais, mesmo sendo uma cidade quatro vezes menos populosa que a Capital do Vinho, por exemplo.

Biblioteca de Bento Gonçalves registra aumento de 12% nos empréstimos

Em matéria recentemente publicada no site oficial da Prefeitura de Bento Gonçalves, a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves apresentou, e comemorou, seu levantamento de empréstimos e visitas em 2019. Ao todo, 20.475 livros foram emprestados, um aumento de 12% quando comparado ao ano anterior. Já o número de atendimentos teve um acréscimo de 9%, chegando a 12 mil.

Conforme reportagem publicada no Semanário, em 2018 não tinha sido diferente. Em relação a 2017, havia sido registrado um crescimento de quase 2% nos empréstimos e de 11% nos atendimentos. O que além de demonstrar um crescimento gradual do interesse dos bento-gonçalvenses pelos livros, apresenta também o sucesso do trabalho feito pela instituição para atrair o público local. 

Para a bibliotecária que responde pela instituição, Paula Porto Gautério, os números positivos são reflexos da pluralidade de ações e atividades que proporcionam uma maior visibilidade do espaço, além de beneficiar à comunidade no sentido da aprendizagem e do lazer. “Atualmente a Biblioteca Pública não é só mais um núcleo de acervo cultural. Promovemos contações de histórias, roda de conversas, oficinas, participação em feiras do livro e nos eventos escolares, visitas institucionais. Com essa estratégia, de descentralizar as atividades para diferentes pontos da cidade, conseguimos atrair mais gente”, destaca.

Quanto ao perfil das pessoas que costumam frequentar a instituição, Paula assinala que é variado, indo de crianças a idosos. Entretanto, percebe uma maior predominância de pessoas na faixa dos 20 anos. Ela conta, ainda, que para manter e ampliar o público, além de reorganizar os espaços físicos da Biblioteca, para torná-la mais agradável e receptiva, o quadro funcional deve ser aumento para que se possibilite criar uma equipe voltada especificamente para a promoção de eventos e atividades culturais.

Outra novidade aguardada para 2020 é a implantação da Biblioteca Digital, que deve ser inaugurada dentro dos próximos 30 dias. O espaço, contemplado por meio de Projeto do Governo Federal, contará com projetor data show, 30 tablets e um acervo com mais de 10 mil livros digitais.

Mais de 26 mil empréstimos na Biblioteca de Garibaldi

Mesmo com uma queda de 7% nos empréstimos em 2019, os números registrados na  Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel, em Garibaldi, chamam a atenção. Ao todo, a instituição emprestou 26.376 livros, o que denota praticamente uma obra por habitante, e mais de dois mil títulos retirados mensalmente.

Na visão da bibliotecária, Dieine Valk, o dado expressivo passa simplesmente pelo gosto da população pela leitura e pelo esforço da Biblioteca em manter seu catálogo atrativo para o público. “Acredito que o diferencial seja colocar sempre à disposição novidades do universo literário. Há uma preocupação em saber quais as preferências de leitura dos garibaldenses, buscando manter o acervo atualizado, pois os usuários da biblioteca são exigentes e sempre cobram livros novos”, pontua.

Visitantes aumentam em 150% na Biblioteca de Veranópolis

Biblioteca foi revitalizada (Foto: Caroline Cesca)

Em 2019, a Biblioteca Pública Mansueto Bernardi emprestou 10.979 obras. Apesar disso representar um crescimento de 2,26%, quando comparado a 2018, o número que chama a atenção é outro: o de visitas, que saltou de 188 para 471, representando um aumento de mais de 150%.

Segundo a bibliotecária Sandra Benedetti, o avanço passa pela revitalização da biblioteca concluída em fevereiro de 2019. Com investimento de R$ 62.462,00, por meio da Lei de Incentivo Fiscal Rouanet, o projeto adquiriu 36 estantes duplas, 5 estantes infantis e 2 expositores, além de criar um ambiente mais atrativo e moderno. “A reforma do espaço garantiu a permanência dos leitores mais antigos e chamou a atenção de novos usuários que sentiram-se atraídos pelo visual. Como consequência, passaram a conhecer e frequentar mais o local”, assinala.

A bibliotecária destaca também os projetos arquitetados pela instituição para chamar a atenção da população para os benefícios da leitura como: o “Troque seis por meia-dúzia”, que consiste em troca de livros usados; a “Rota do Livro”, em que são distribuídos materiais de leitura rápida nos ônibus, postos de saúde, defensoria pública, entre outros locais; a “Dica de leitura”, realizada semanalmente em rádio local; e o Concurso Literário Mansueto Bernardi  — este ano em sua 20ª edição. O próximo passo, afirma é a busca de uma plataforma digital. “O contato com o livro físico ainda é utilizado, mas temos consciência que novas tecnologias devem ser inseridas na biblioteca. Somos organismo vivo, precisamos nos adaptar as mais variadas situações”, finaliza.

Biblioteca de Farroupilha aposta em atividades culturais

Localizada por décadas em um prédio histórico na Rua Coronel Pena de Morais, local que abriga hoje a secretaria municipal de Turismo, em 2018, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac foi realocada em um espaço mais moderno, porém mais afastado da rota do comércio e dos bancos. Apesar, de a princípio, ter registrado uma queda nos atendimentos, os esforços da equipe para atrair o público, bem como as possibilidades de atividades que o novo local — mais amplo que o anterior — oferece, acabaram não só resgatando o público, como também o ampliou. Em 2019, foram 8.138 empréstimos, um aumento de 13%; ainda mais expressiva, a média de atendimentos mensais saltou 28%, passando de 858 para 1.100.

Conforme explica a bibliotecária Cristina Arruda, o sucesso da biblioteca se explica, em grande parte, pela participação no “Conecta Bibliotecas”, programa de incentivo à leitura, promovido pela Organização não governamental (ONG) Recode. “O objetivo do programa é exatamente esse: aumentar a frequência das pessoas e, sobretudo, os jovens”, assinala. Para isso, a instituição formou um comitê jovem com o intuito de trazer uma nova cara ao espaço. “O comitê fez uma pesquisa junto à comunidade, perguntando o que as pessoas gostariam que executássemos dentro da biblioteca, para além da oferta de livros. O vencedor foi produção textual. Então oferecemos quatro dessas atividades, com foco em conto e poesia, ao longo do último ano”, conta. Mais que ampliar o público, a resposta ao anseio popular garantiu à Olavo Bilac o título de 4ª biblioteca mais inovadora do país, no encontro “Bibliotecas Transformadoras”, realizado em dezembro de 2019, no Rio de Janeiro.

Aumento de 35% nos empréstimos da Biblioteca de Carlos Barbosa

De acordo com dados compartilhados pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura e Arte (Proarte) de Carlos Barbosa, Carlo Dayan Santarosa, assim como nas cidades vizinhas, os registros da Biblioteca Pública Municipal Padre Arlindo Marcon parecem indicar um maior interesse da comunidade pela leitura nos últimos tempos. No primeiro quadrimestre de 2019, quando comparado com o mesmo período de 2018 — uma vez que os registos de alguns meses após abril não estavam acessíveis — , os empréstimos aumentaram 35%, indo de 2.067 para 2.807. Nos quatro primeiros meses do último ano, a instituição registou, ainda, 3.795 atendimentos.