A previsão é atender 34 propostas. Inscrições seguem até 31 de março

O edital Fundo Municipal de Cultura 2020 foi lançado nessa terça-feira, 18, no Salão Nobre da Prefeitura, em Bento Gonçalves. Com o tema “Cultura gera Desenvolvimento” serão disponibilizados R$ 945 mil, que contemplam recursos que sobraram dos últimos editais. A previsão é atender 34 projetos culturais para serem executados em 2021. O período de inscrições é de 19 de fevereiro a 31 de março.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Vinícius Nardi, o documento traz a novidade, este ano, de que o proponente pode escolher a finalidade seu projeto cultural. Essa é destinada a financiar, total ou parcialmente, a participação de pessoas físicas em atividades, tais como seminários, workshops, cursos ou treinamentos de reconhecida importância na área artística e cultural, incluindo capacitações na gestão da cultura.

As outras aplicações são: oito para qualificação e formação, sete para circulação, 14 para produção e cinco para intercâmbio cultural. “Cultura ao lado de outras pastas, como educação, é nossa imunoterapia social, pois ela nos faz combater a desigualdade, o crime e todos dilemas que a enfrentamos como sociedade. Quero aqui agradecer o comprometimento do poder público por trazer cultura com papel de destaque especial. É um respaldo muito grande que nós temos. Muito obrigado a gestão pública, companheiros de conselho e todos agentes culturais que atenderam nosso chamado e deram sugestões para qualificar ainda mais esse Fundo”, destaca Nardi.  

O secretário da Cultura, Evandro Soares, ressalta a denominação “Cultura gera desenvolvimento”. “Isso demonstra a valorização da cultura no nosso Município. No ano passado, nosso mecanismo de fomento a cultura foi reconhecido pelo Prêmio Gestor Público. Na última semana nossa cidade foi reconhecida entre as 19 que aderiram ao sistema de cultura no Estado. Podemos afirmar com este edital, que nosso Município, sim, é o que mais investe em cultura e patrocínio direto no Estado. Tenho muito orgulho de fazer parte desta história”, reconhece.

O prefeito Guilherme Pasin agradeceu a parceria do Conselho Municipal de Cultura. “Ele [o conselho] entendeu os momentos difíceis e se uniu ao Poder Público para tornar a cultura de Bento Gonçalves uma referência. Parabéns a todos conselheiros, agentes culturais e nossos artistas que tornam este chão diferente, especial”, afirma.

O Edital e anexos estão disponíveis no link http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/secretaria-de-cultura.

Foto: Laura Kirchhof/Prefeitura de Bento