Proprietários de veículos que efetuarem o pagamento à vista do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até 28 de fevereiro podem alcançar descontos que chegam a 21,6%. O valor pode chegar a este índice com a soma da dedução de 2% pela antecipação e os descontos máximos de Bom Motorista (de até 15%) e de Bom Cidadão (até 5%). Nesta data também ocorre o vencimento da segunda parcela do imposto.

De acordo com a secretaria da Fazenda, os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão podem ser acumulados e são válidos para pagamento de IPVA antecipado, parcelado ou conforme o calendário de vencimento por placas no mês de abril. De acordo com o último balanço divulgado pela pasta, até o final de janeiro, pouco mais de 17,8 mil veículos já havia quitado o imposto em Bento Gonçalves, totalizando R$ 16,8 milhões.

Para ter direito ao benefício de bom motorista, o proprietário do veículo não pode ter recebido multa nos últimos três anos. Neste caso, o desconto chega a 15%. Já para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

Já o desconto do programa Bom Cidadão, vale para aqueles que estão inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha e conseguiram acumular, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF. Estes terão descontos de 5%. Já os contribuintes que acumularam entre 100 e 149 notas, o abatimento chega a 3. De 51 a 99, está previsto 1% de desconto no valor.

O pagamento do IPVA 2020 deve ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e agências lotéricas da Caixa. Basta apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou informar a placa e o Renavam do veículo.

A consulta de dados relativos aos veículos, como valores a pagar, multas e pendências podem ser acessados no site específico sobre o imposto ou no aplicativo para dispositivos móveis – IPVA RS –, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.