Em três meses, ação promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Setor de Cadastro Único, arrecadou 2.559 itens escolares básicos

O apoio e a solidariedade da comunidade bento-gonçalvense garantiram uma volta às aulas mais digna para crianças e adolescentes de 60 famílias de baixa renda, inscritos em programas sociais no município. Embora tivesse previsão de se encerrar em 31 de janeiro, a campanha “Apoie um futuro melhor! Doe Material Escolar!”, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Setor de Cadastro Único, foi estendida com o intuito de atender tanto novos doadores, quanto novas famílias que procuraram a Sedes após esse prazo.


Com as últimas doações recebidas na sexta-feira, 14, e após três meses de arrecadação, foram arrecadados um total de 2.559 itens diversos — sendo 1.756 novos e 803 usados —, possibilitando, após a separação dos kits escolares, o atendimento de 152 crianças e adolescentes. Ao todo, eram 37 pontos de coleta espalhados pela cidade, sendo permitido a doação de qualquer material escolar básico, avulso ou não. “Arrecadamos desde lápis e caneta à mochila e até kit completo. Normalmente eram materiais soltos, um ou dois cadernos, uma caixa de lápis de cor ou de canetinha. Montamos então um estoque, e pedimos para que as famílias nos entregassem as listas de material escolar das crianças. Cada série tem uma demanda distinta, então, a partir de cada lista, fomos verificando o que havia disponível no estoque e separando”, explica a coordenadora do Cadastro Único, Adriane Lazzarotto.


No total, conforme publicação de lançamento da campanha no site da Prefeitura, até 4.500 famílias poderiam ser beneficiadas. A seleção das pessoas atendidas foi realizada com apoio das equipes técnicas do Centros de referência de Assistência Social (Cras), para que se priorizasse as em acompanhamento ou em situação de maior vulnerabilidade social. Adriane adiciona, porém, que as pessoas que não foram atendidas com as doações podem ser ajudadas de outras formas. “Encerrada a campanha, é importante salientar às famílias que se encontram em dificuldades para que busquem nossos serviços, pois suas demandas serão acolhidas e avaliados os possíveis atendimentos ou encaminhamentos necessários, seja de forma direta ou dentro da rede de serviços do município”, aconselha.

“Podemos dizer que mais que uma campanha de doação, foi um movimento de retomada da alegria e do entusiasmo, tão evidentes nas entregas realizadas”

Números para comemorar e expandir

Apesar de no começo da campanha ter assinalado que não havia nenhuma projeção para arrecadação, uma vez que era a primeira edição, a expectativa, de acordo com Adriane, era atender ao menos 100 crianças e jovens. Além de comemorar o número, ela destaca positivamente a participação da sociedade em prol dessa ação social. “Em termos de retorno, por ser a primeira vez, foi um movimento bem considerável. Não tem como pensar em parâmetros, uma vez que não tinha nada parecido para comparar, mas mediante ao que nos propomos, acredito que foi um retorno que fez valer a pena. Seguramente nos incentiva a repetir o processo. Acredito que à medida que formos fazendo novas edições, a tendência é arrecadar cada vez mais”, pontua. Nesse sentido, Adriane adianta algumas ações já projetadas para a próxima edição e que devem ajudar a multiplicar os números deste ano. “Pensamos em ampliar o período de arrecadação e buscar a união com outras entidades. Outra coisa é participar de outras atividades da comunidade. A gente levou um ponto de coleta para o carrossel da Via del Vino e ele deu muito retorno”, finaliza.