Não é à toa o teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas do homem: suas origens remontam há mais de 4500 anos, quando ainda estava ligado a práticas rituais e religiosas, como as peças sagradas no Egito Antigo sobre o mito dos deuses Osíris e Isis. Está na nossa essência representar e começamos desde cedo, pois as crianças iniciam já durante as brincadeiras. Muito provavelmente por conta disso que o a modalidade é importante para a formação de um ser-humano. Em Bento Gonçalves, a professora Mahrcia Carraro ministra aulas no Artistas no Palco – Escola de Teatro e como ela mesmo gosta de dizer ajuda a construir o caráter dos alunos.

O teatro, além da arquitetura, pintura, escultura, música, literatura e cinema, é a que possui maior formação de cognição dos jovens, conforme saliente Mahrcia. “Por conta disso, um aluno que faz teatro tem uma noção de artes visuais muito grandes, por conta do cenário, figurino, a estética e voz. E é justamente que trabalhamos durante os encontros”, comenta a professora.

Além de ser desinibido e extrovertido, o aluno que faz teatro tem que gostar de ler e escrever. Mahrcia inclusive comenta que, se o jovem é tímido, mas busca melhor sua performance, ou concentração, não só pode, como deve procurar atuar. “Muitos pais nos procuram, pois os filhos têm TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), ou são acanhados, ou não conseguem lidar bem com um grande público e a gente garante que tudo isso pode ser resolvido com a arte”, observa.

Escola formadora de comediantes

A professora, que faz teatro desde os nove anos e desde 2008 trabalha profissionalmente garante que a região tem formado muitos comediantes. “Acredito que por sermos de uma localidade italiana, onde muitos são engraçados e debochados ao mesmo tempo, conseguimos ter crianças que ajam naturalmente no gênero comédia. Além do que ensinamo-los a agirem dessa maneira no palco e nos ensaios, a eles serem espontâneos e interagirem com os colegas de cena e com o público”, observa Mahrcia.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 10 de agosto de 2016.