Despretensiosamente um jovem começou a escrever poesias. A atividade era vista apenas como hobby. Ele aprendeu na escola, tinha seus professores como referência e foi, inclusive, incentivado por eles para inscrever seus textos em concursos que corriam Brasil à fora. Claro, não foi como um passe de mágicas que Allan Caetano Zanetti saiu ganhando premiações, mas para o garoto a técnica foi adquirida com o tempo até que começou a ser reconhecido por seu talento. Bento-gonçalvense de 20 anos, graduando em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul, o rapaz vê em seus poemas uma forma de expor seus pensamentos e, também, como vê a atual situação política do País.

Zanetti participou do XXIV Concurso Literário de Poesia e Prosa da Academia de Letras de São João da Boa Vista/SP, com “Além da situação e da oposição”. Foi escolhido entre mais de centenas de inscritos de diversos estados brasileiros, além de poetas da Alemanha. Angola, Japão, Moçambique e Portugal. Orgulhoso, o bento-gonçalvense conta que foi premiado e terá sua poesia publicada em uma antologia. “Fiquei entre os 30 selecionados. Quando soube me emocionei, pois faço esses versos como hobby e quando vejo que deu certo sinto que não posso parar”, garante.

O jovem pretende lançar um livro com todos os poemas que já produziu, para, segundo ele, eternizar sua história e deixar registrado como ele vê a realidade atual.

Inspiração surgiu durante a crise política

Foi no meio da crise que Zanetti versou “Além da situação e da oposição”, umas palavras que mostram exatamente como um jovem se sente no meio do caos. “Devido a total intolerância que eu via nas redes sociais e também a não querer estar dentro de um partido, ou de apoiar alguma coligação e de sentir-me em cima do muro, resolvi escrever e é colocando as palavras num papel que consigo liberar meus sentimentos”, comenta o poeta.

Entretanto foi numa rede social que Zanetti começou a ficar conhecido por seu hobby. O jovem participou de um concurso denominado Poesia no Twitter, onde precisava escrever apenas 140 caracteres. “Fiquei entre os 100 selecionados em Olinda, pois o Festival era de lá e foi a partir deste momento que resolvi procurar mais concursos para buscar mais qualificação”, salienta. O poeta enfatiza também que suas escritas são feitas com prazer e visando um futuro onde as pessoas terão o costume de ler poesias.

Além da situação e da oposição

Fechei o jornal, desliguei a televisão
Não acessei as páginas da internet
Deixei para outra hora ler as notícias
Afinal de contas, me percebo inerte

Novas discussões de velhos temas
Os óbvios: política, religião e futebol
Vários opinantes circulam na rede
E eu aqui, deitado sob a luz do sol

A situação é ruim e a oposição pior
Não posso abraçar qualquer causa
Acho que estou acima de um muro
No entanto, queria dar uma pausa

Tem muito ódio sendo propagado
E eu não compactuo com o ideal
Estou visualizando outras cenas
O mal não some com mais mal.