A situação dos médicos e da medicina

A quantidade de médicos no Rio Grande do Sul aumentou, segundo dados da Demografia Médica 2024, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina. Eram 24.716 médicos há 13 anos, agora, são 37.368 profissionais. Com isso, a densidade por mil habitantes também cresceu: passou de 2,31 para 3,42 médicos por cada grupo de mil pessoas.
No Estado, são 19.722 médicos e 17.646 médicas. Na distribuição pelo território, verifica-se 15.791 médicos atuando em Porto Alegre, ou seja, 42% do total, e 21.577 no interior. Na capital, são 11,82 médicos para cada mil habitantes. Já no interior, é 2,25 por mil habitantes.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado (CREMERS), Eduardo Neubarth Trindade “não adianta colocar mais médicos no mercado de trabalho se não houver formação médica de qualidade, estrutura adequada para atendimento das pessoas, políticas públicas para melhor distribuição dos profissionais e investimento pesado na atenção básica”.

O levantamento revela que, são 575.930 médicos ativos, uma proporção de 2,81 profissionais por mil habitantes, a maior já registrada. Por outro lado, estudo levado a efeito pela ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA, mostrou que em dermatologia, pediatria, endocrinologia, as mulheres somam mais de 70% dos especialistas. Mas em áreas como urologia, ortopedia, e neurocirurgia os homens representam mais de 90% dos profissionais. E, apenas 25% dos profissionais que atuam em especialidades cirúrgicas são mulheres, que afirmam sofrer desconfiança e preconceito mesmo tendo boa formação e títulos acadêmicos.

Outra pesquisa, levada a efeito pela AFYA, com 250 médicas brasileiras, 40% relataram já ter sofrido assédio moral de colegas, chefes, pacientes ou familiares. Das entrevistas 36% relataram ter enfrentado desconfiança ao dar um diagnóstico.

A reparação de Portugal

O presidente de Portugal pediu perdão ao Brasil, e disse que o mal precisa ser reparado. Que mal Portugal fez ao Brasil? Trouxe da África, para o Brasil, 6 milhões de escravos; saqueou nossas riquezas e matou milhares de índios. Eu acrescentaria que Portugal mandou para cá marginais, presos condenados para cumprir pena em liberdade na colônia e, comungado com os índios, expulsou os Holandeses e afugentou os nobres espanhóis que por aqui queriam se estabelecer mas foram fundar o Uruguai e a Argentina. Que importância tem o reconhecimento? Nenhum porque o Presidente em Portugal não manda nada quem manda é o Primeiro Ministro, que não gostou nada nada das declarações do Presidente considerando-as humilhantes. Mesma postura teve a ala da direita e extrema direita portuguesa, que cresceu muito nas últimas eleições. Quem quiser saber como tudo aconteceu leia o Livro 1808, sucesso de vendas. Por outro lado, o que ficou no passado ficou no passado, deve ser esquecido.

Curtas e poderosas

  • Assisti um vídeo na rede social com o Presidente MILEI, da Argentina, a bordo de um avião comercial. E ele não conseguia andar de tão pequeno para cumprimentos. Um perigo, pensei, andar assim por aí aleatoriamente. Depois do vôo o Presidente concluiu que não dá mais para viajar em avião comercial. Tem que ter privacidade em função da segurança, afinal ele é presidente de uma das maiores nações do mundo e seu governo está sendo bem sucedido.
  • Gramado inaugura Roda Gigante que custou 60 milhões de reais, será mais um cenário turístico de uma das cidades mais caras do mundo.
  • Vem aí, de 07 a 09 de maio, em Pinto Bandeira, o VITIS AURORA 2024, importante evento profissionalizante e cultural, que terá como foco feira de negócios, inovação e sustentabilidade focada para agricultores e estudantes bem como em profissionais da agronomia.
  • LUDMILA ocupou grande espaço da mídia nacional que divulgou ter ela feito uma festa comemorativa dos 29 anos, com 12 horas de duração. Quem é a LUDMILA?
  • A Regulamentação do Código Tributário foi para o Congresso, são 360 páginas de conteúdo, com previsão de aumento de tributos incidentes sobre automóveis, refrigerantes, bebidas açucaradas e alcoólicas e cigarros. Como o vinho é considerado bebida alcoólica, e não alimento como gostaríamos, e, já tem um imposto elevado, o que favorece os importados, imaginem a luta danada das lideranças ligadas a vitivinicultura junto ao Congresso Nacional.
  • Governo Federal vai investir um bilhão de reais para trazer de volta cientistas brasileiros que foram embora do País. Primeiro deixa sair, depois gasta dinheiro para trazê-los de volta.
  • DENGUE já provocou 102 mortes este ano no RS. Esperança é que a chegada do frio diminua a incidência de mortes. Na rede social ouvi uma médica dizer que a DENGUE não tem cura, o que os medicamentos fazem é acabar com os efeitos no organismo. Será que eu entendi bem? Acho que não.
  • Deputado Guilherme Pasin anunciando, durante a ENVASE, a indicação de recursos de emenda parlamentar em favor da ROTA DOS CAPITÉIS – CAMINHOS DAS IMIGRAÇÃO E DA FÉ, com metade dos recursos para a etapa de sinalização viária. Uma parte sai da EMENDA, a outra do GOVERNO DO ESTADO.
  • A partir de 12 de julho Porto Alegre vai estar ligada a Buenos Aires com tarifas aéreas que partem de R$480,00 por trecho. A empresa chilena JETSMART, com parceria norteamericana, é que vai operar com plano de transportar 50 mil passageiros, com vôos aos domingos, quartas e sextas. As vendas de passagens só serão feitas pelo escritório digital.
  • ELEIÇÕES 2024. 24% dos eleitores dizem ser de direita e 11% afirmam ser da esquerda, segundo li na rede social.
  • Esta semana estive em Caxias para revisão de meu carro. Utilizei dois UBER, não disse que era de Bento, como sempre faço questionei sobre um pouco de tudo. O que eu ouvi? Farroupilha e Flores da Cunha estão sendo bem administradas; Bento está impressionando pela evolução; Campestre da Serra tem o melhor prefeito da região; Em Caxias, nas eleições municipais vai haver renovação na Prefeitura; Pepe Vargas e Sartori foram os dois melhores prefeitos de Caxias; o transporte público em Caxias tem sérias deficiências, o subsidio da Prefeitura para o setor, no montante de 4 milhões de reais, não surtiu efeito”. Para os dois taxistas a saúde pública no Brasil está um caos. Questionei, embora já soubesse, de onde vinha tanta informação eles responderam: “a gente ouve o povo, cada um que entra aqui conta uma história, e viajamos muito pela região”. Parecia que os dois tinham se combinado, só que não.
  • Vale muito a pena prestar atenção ao que disse o mega empresário Juarez Valduga, ao falar, no momento em que a VALDUGA foi homenageada pela CÂMARA por indicação do Vereador Edson Biasi. “Após 50 anos de trabalho eu e meus irmãos João e Arielson vamos nos afastar deixando em mãos de nossos filhos, a continuidade dos negócios. Deem mais atenção a FENAVINHO para que ela seja mais comunitária. Deem mais atenção ao fortalecimento da Serra Gaúcha. Deem mais atenção ao fortalecimento de nosso turismo”. “Para um bom entendedor meia palavra basta”, disse um pensador.
  • LEGGERA PIZZA NAPOLITANA, de restaurante de São Paulo, foi eleita a MELHOR PIZZA DA AMÉRICA LATINA, seguida pela QT PIZZA BAR, também de São Paulo.
  • A festa de inauguração do Pórtico de Pinto Bandeira foi uma “comunhão de estados de espírito”, foi lindo de se ver.
  • Em Novo Hamburgo, no Hospital Municipal, técnica de enfermagem ao invés de aplicar soro aplicou leite em bebê recém-nascido. A criança foi parar na UTI com o pulmão afetado, mas se safou. Em certa ocasião fui tirar sangue das minhas veias, a técnica gritou para a Chefe “não sei o que está acontecendo, só tá saindo ar”. De pronto eu falei alto e claro: “PODE PARAR”! Até hoje eu me questiono, sempre esqueço de perguntar ao médico, “e se ela tivesse colocado o ar de volta nas três vezes que tentou tirar o sangue, o que teria acontecido comigo”?
  • Açúcar, produtos processados (alimentos e bebidas), gorduras saturadas (carne vermelha, embutidos e frituras) e álcool, contribuem para o envelhecimento precoce da pele. Ouvi médico defendendo isso ao justificar que só “cremes” não resolvem.
  • ONG americana divulgou que as mulheres gastam 52 minutos diários cuidando dos filhos enquanto que os homens gastam 26 minutos. No momento de se aposentar no Brasil, as mulheres que chegam aos 62 anos precisam ter ao menos 15 anos de contribuição ao INSS para garantir o benefício, e poder “descansar”.