Por Roberto Cainelli Jr.

“O Homem que planta árvores sabendo que nunca se sentará à sombra delas, começou a entender o significado da vida.”

Mas o que essa frase de Pitágoras tem a ver com Bento Gonçalves?

Vocês têm acompanhado várias declarações sobre o futuro da nossa cidade no Tribuna do Bento +20, em várias áreas, nas suas várias câmaras técnicas. Envolve 30 instituições e mais de 150 voluntários.
Falo aqui da RSI, a sigla para responsabilidade social individual, que compreende o envolvimento da pessoa na sociedade em que vive, mostrando interesse no que está acontecendo e na resolução de problemas locais.

Podemos fazer isso participando das organizações sociais, sejam elas desde a diretoria de condomínio, do bairro, até as instituições de classe representativas, e é por isso, por esta vontade de fazer, que hoje na nossa cidade existe por exemplo um CIC-BG, um COMTUR, um CONSEPRO, e é claro um BENTO MAIS 20, porque várias lideranças se reuniram afim de fazer a diferença para a sua comunidade, resolveram arregaçar as mangas e promover a mudança necessária.

Em um país onde vemos crescer a individualidade, esse pensar coletivo começa a se tornar menos comum, mas mais importante. Uma pesquisa realizada com brasileiros (Fischer, Ronald, CNN Brasil, 2021) “os valores que observamos sobressaindo entre os brasileiros não são tão desejáveis quando pensamos em um contexto colaborativo de sociedade, uma vez que motivam ações e pensamentos mais restritos a um ciclo pequeno de pessoas, ao invés de pensar no coletivo. Despertam ações individualistas e egoístas, colocando o seu próprio prazer acima do de outras pessoas. Valores altruístas e de atenção ao coletivo parecem ter diminuído”. Isso tem que mudar.

Então podemos concluir que a R.S.I.(responsabilidade social individual) é um dos caminhos para a construção de uma sociedade melhor, é o homem que planta árvores de Pitágoras sem esperar a sombra. Espelhemo-nos em todas as instituições de Bento e região, participemos para fazer a diferença e vamos juntos com nossa responsabilidade construir uma comunidade cada vez melhor, e para o Bento mais 20, não é o plantar de uma árvore, mas sim, de uma floresta, a qual já podemos aproveitar algumas sombras! Participemos todos da construção de nosso futuro.

*Vice-presidente do Bento+20