*Por Adelgides Stefenon

Quando se falou de cidades inteligentes antes do Bento+20? Quando se pensou em ter um centro de inovação antes disso? Quando se pensou em Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU antes? Quando se conseguiu reunir mais de 30 entidades e todo poder público no encontro de mesmos objetivos comuns a toda cidade? Quando se pensou em desenvolver teses e dissertações de mestrado e doutorado que impactem soluções para nossa cidade antes? Quando se pensou em ter um escritório em Brasília? Quando se pensou em cidade turística inteligente?

Isso está sendo possível pois tudo está planejado no Masterplan do Bento+20 (www.bentomais20.com.br).

Na presidência nos anos de 2022 e 2023 conseguimos muitos avanços detacando-se a implantação do Centro de Inovação – INOVABENTO (CIC, Movergs, prefeitura BG) idealizado ainda em 2020 e o início do projeto para construção da Lei de Inovação da cidade; indicação para que a SMED, além da educação ambiental, inicie implantação da educação empreendora; com o Consepro e forças de segurança implantação da central de polícias e de trazermos uma DRACO (delegacia de repressão às ações criminosas organizadas) para a cidade; no urbanismo se conseguiu tirar do papel o projeto de transformar o lago fasolo em parque municipal, iniciando-se agora com a despoluição (Prefeitura, Frente Parlamentar da Câmara de vereadores, Corsan), além de conversações com empresa da cidade para utilização da via férrea como mobilidade urbana via VLT; na área ambiental, apoiar municipalidade na busca de solução para abastecimento de água potável, tratamento de esgoto e solução aos resíduos sólidos. Também, coordenamos com a prefeitura uma geminação com a cidade portuguesa de Viseu para intercâmbios empresariais, culturais e políticos além de 22 ações de todas as 12 câmaras técnicas que estão em administração direta com o Deputado Pasin.

Até esse final de 2023 se conseguiu que 78% das ações do Masterplan estejam ou concluídas ou em implantação. Isso é muito para pouco tempo.

Nossa cidade cresceu e se desenvolveu graças a sua gente, nascida aqui ou que abraçou essa terra como projeto de vida. Isso tem que continuar e o Bento+20, pela união com várias entidades e os poderes públicos, é um grande programa de melhoria contínua.

As entidades, poderes públicos e as pessoas são o centro do Conselho. O futuro é o norte. A melhoria constante da vida é o foco. As presidências passam mas o Bento+20 deve continuar sua trajetória de construção de uma Bento e um mundo melhor para todos.

*Presidente do Bento+20 – gestão 2022/2023