Por Antônio David Santos da Graça*

Bento Gonçalves, cidade de empreendedores e suas raízes italianas durante anos vem se tornando um importante polo industrial diversificado em vários setores da economia fortalecida, também, pelo comércio e serviços. Saliento que, em Bento Gonçalves, vivem alguns cidadãos portugueses, sejam natos (como o meu caso) ou Luso-Descendentes e que contribuem para o desenvolvimento desta cidade. Portugal possui o Conselho das Comunidades Portuguesas – CCP que conta com 65 conselheiros em todo o Mundo onde, atualmente, estou Conselheiro do país no RS, SC e PR.

Nasceu, então, a ideia de se construir uma geminação entre Bento e a cidade portuguesa de Viseu onde se procurou o Bento+20 que organizou reunião com o Prefeito municipal que prontamente aceitou a ideia, enviando carta de interesse nessa aproximação com Portugal para crescimentos conjuntos.
A cidade de Viseu tem um importante polo industrial e um papel proponderante em seu desenvolvimento, similar a Bento, principalmente no setor de vinhos e na produção de móveis.

Na cultura, pode-se promover o intercâmbio entre universidades e escolas; por intermédio do Vice-Consulado de Portugal no Estado do Rio Grande do Sul por sua Vice-Cônsul Dra. Filipa Mendonça, existem interesses de parcerias entre Portugal e Bento Gonçalves para projetos de desenvolvimento com a participação do AICEP (Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal) onde a ideia é organizar missões empresariais, joint ventures, investimentos em novas tecnologias, de inovações entre empresas para novas tecnologias. Estes projetos e parcerias poderão passar em eventos como Fenavinho, Fiema, Movelsul, Fimma Brasil, com inclusão da cidade de Passos de Ferreira (Capital do Móvel em Portugal).

Pode-se participar do ENCONTRO PNAD (Diáspora Portuguesa, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Timor Leste e Macau). Também do PORTUGAL SMART CITIES SUMMIT que trata de inovações e cidades inteligentes, podendo unir o InovaBento para desenvolver a serra gaúcha como um polo de inovação.

Portugal é uma importante porta de entrada para a Europa em todos os sentidos. Queremos, e podemos, construir juntos um futuro melhor para toda sociedade.

*David é Conselheiro – Conselho das Comunidades Portuguesas – CCP e Presidente do Conselho Regional para América Central e América do Sul (CRACS)