Para educar sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito, a campanha Maio Amarelo inicia nesta semana em Bento Gonçalves. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Conforme o Chefe de Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul, Alfonso Willembring, na Serra as ações são feitas durante todo o ano, não somente no mês de maio. “Nosso efetivo auxilia os condutores em todas as abordagens. Procuramos não conscientizar sobre os riscos do trânsito apenas no mês de maio, trabalhamos juntos em qualquer situação, para passar para os motoristas todo o nosso conhecimento”, afirma Willembring.

A proposta é tornar o Maio Amarelo um movimento, e não apenas uma campanha realizada em alguns dias, ou em alguns meses. A cada ano, o trânsito mata cerca de 48 mil pessoas no Brasil. Desde 2014, as ações do Maio Amarelo tentam frear esses números. Dados da Organização Mundial da Saúde colocam o Brasil em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito. O Brasil só perde para Índia, China, EUA e Rússia. Entretanto o Rio Grande do Sul tem tido dificuldades em continuar algumas ações. “Não temos efeito suficiente para fazer todas as ações e atividades que gostaríamos. O que vamos conseguir fazer é durante as blitze conversar com os condutores. Queríamos fazer trabalhos nas empresas, em escolas, assim como está acontecendo em alguns outros estados, mas aqui está um pouco difícil de concluir estes projetos, pela falta de efetivo” acrescenta o Delegado Willembring.

A agenda de atividades da Polícia Rodoviária Estadual assemelha-se a da Federal. Conforme o Capitão Evandro José Flores, durante as blitze o efetivo aproveita para consientizar os motoristas. “A gente fala, auxilia e informa sobre todas as normas de trânsito novamente e também salienta a importância do cuidado ao dirigir”, comenta. Quando o assunto é álcool, o Capitão ressalta que as ações feitas pelos brigadianos são maiores. “Quando abordamos alguém que está dirigindo embriagado, a gente comenta da quantidade de mortes que o estado tem tido no trânsito e do quão prejudicial é ter esse tipo de ato”, salienta.
Vanderlei Mesquita, Secretário de Mobilidade Urbana do município salientou que estão sendo feitas ações no trânsito durante todo o ano. “Especificamente para o Maio Amarelo, não estamos trabalhando, mas durante os 365 dias do ano, estamos atuando para conscientizar motoristas no trânsito”, finaliza.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 7 de maio de 2016.