O inverno nem começou no Rio Grande do Sul e Bento Gonçalves não possui mais doses de vacinas contra a gripe H1N1. Na rede pública o estoque acabou na quinta-feira, 5, mas conforme a Secretaria Municipal de Saúde, somente na terça-feira, 10, o município poderá receber um novo lote. A situação é preocupante, pois ainda faltam ser vacinadas 29% da população que pertence ao grupo de risco.

Bento havia recebido 21 mil doses e, somente para grupos prioritários, a campanha seguirá até o dia 20 deste mês. Para o Coordenador de Imunizações, Maichel Manfredini, dificilmente este ano haverá doses disponíveis para pessoas que não fazem parte do grupo de risco. “A demanda de 2016 está muito maior que a dos outros anos. Temos percebido que as pessoas estão mais preocupadas com a doença gripe, pois devido ao caos do país em que muitas pessoas foram contagiadas, todo ficaram muito assustados e resolveram prevenir a gripe A”, salienta Manfredini.

Na próxima semana a previsão da SMS é que mais de sete mil doses sejam recebidas e destinadas aos postos de saúde. “Temos essa previsão, mas não podemos garantir que seja exatamente na terça-feira. Como a vacina é feita em São Paulo e há muitos estados que estão com uma demanda maior, em função de casos reais da doença, temos dificuldade de conseguir um grande números de doses. Mas gostaríamos, pelo menos, de finalizar a campanha”, pontua o coordenador.

Na rede particular apenas duas clínicas ainda possuem doses da vacina e não há previsão para o recebimento de uma nova remessa.

Quem poderá ser imunizado

Além dos idosos, a vacina também é priorizada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, aos trabalhadores da saúde, às gestantes (em qualquer fase da gravidez), puérperas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
No Dia D, que ocorreu no último sábado, 30, segundo dados da SMS, foram aplicadas 4.622 doses na data.


Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 7 de maio de 2016.