Como já é tradição na ExpoBento, a cultura gaúcha ganha destaque na programação com uma noite especial. São três atrações dividindo o mesmo palco: Quarteto Coração de Potro, Grupo Tropilha Gaviona e Nilton Ferreira. O show inicia às 23h do dia 10 de junho, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Ingressos estão à venda em diversos pontos da cidade.

Formado em 2007, o grupo Quarteto Coração de Potro nasceu em Lages. Formado pelos instrumentistas, cantores e compositores Índio Ribeiro, Vitor Amorim, Kiko Goulart e Ricardo Bergha, o quarteto participa de diversos festivais nativistas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde colecionam importantes premiações. Com estilo próprio, vocais, arranjos aprimorados e melodias bem trabalhadas, o grupo tem seu nome reconhecido no cenário musical nativista, com apresentações também no Paraná e São Paulo.

Outra atração é o Grupo Tropilha Gaviona, de Bento Gonçalves. O quinteto anima fandangos, bailes e shows, trazendo em seu repertório uma seleção das melhores músicas do Sul do Brasil. Luciano Côrtes de Freitas (acordeom), Alexandre de Menezes Leal (guitarra), Alex Grapiglia Côrtes (baixo), Alessandro Weber (bateria) e Cassiano de Borda (vocal) forma o grupo.

Com mais de 25 anos de carreira e uma coleção de mais de 700 músicas gravadas em festivais e grupos musicais como Os Monarcas, Os Mateadores, Os Serranos, Walter Moraes e Grupo Legendas, o compositor, instrumentista e intérprete Nilton Ferreira fecha a seleção de talentos da noite tradicionalista. Transitando num espaço incomum que mescla nativismo e gauchismo, compõe temas vigorosos como os clássicos ‘No Império das Estâncias’ e ‘Canção para um Peão Solito’.