O município de Bento Gonçalves vive a 11ª edição da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma), durante esta semana, onde milhares de visitantes são esperados no Parque de Eventos para conferir a quinta maior feira mundial para a cadeia produtiva da madeira e de móveis. O evento, que vai até a próxima sexta-feira, 22, ocorre em meio à divulgação de bons resultados nas exportações no primeiro bimestre deste ano. Nesta edição, o objetivo dos negócios é atingir mais de US$ 420 milhões, conforme o discurso do presidente Cacildo Tarso na abertura do evento. A Fimma traz o que há de mais moderno em tecnologia, apresentando as novidades em maquinário e sistemas. Nesta edição, uma das novidades é o Fimma Marceneiro, projeto que é direcionado aos pequenos e médios empresários de todo país, para que os mesmos tragam maquinário, matérias-primas e acessórios à feira e ainda proporciona aos marceneiros a chance de se atualizar dos lançamentos do mercado moveleiro. Além disso, com o objetivo de reunir importadores e exportadores brasileiros frente a frente, a Fimma desenvolveu nesta edição o Projeto Comprador, uma oportunidade ímpar na consolidação de negócios e na construção de novos parceiros dentro do segmento. A finalidade é promover o encontro entre fabricantes e compradores em uma rodada simultânea de negócios.
Ainda, o projeto “Nossos idosos, nossa história”, uma ação encabeçada pela SCM Tecmatic, empresa patrocinadora da feira, que ocorre durante o evento quando são produzidos móveis com a matéria-prima usada para demonstração. Após a fabricação, as peças vão ser doadas para o Lar do Ancião, de Bento Gonçalves
 O Prêmio Inovação, que é promovido pelo Centro Gestor de Inovação (CGI Moveleiro), pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e pela Fimma Brasil, revela a vanguarda do segmento moveleiro. Estas e outras iniciativas motivam os empresários do setor de máquinas, matérias-primas e acessórios a exibirem suas novidades durante a feira que é conhecida em todo o mundo.
   A feira resolveu investir em parcerias para viabilizar o acesso de jornalistas estrangeiros no país, com o intuito de conhecer as novidades trazidas para esta edição do evento em primeira mão pelos expositores. O ideal conta com o apoio da APEX Brasil.
A Fimma no Parque de Eventos de Bento Gonçalves é um encontro de negócios que objetiva a cooperação econômica, comercial e financeira na cadeia produtiva do setor moveleiro entre a União Europeia e a América Latina.  Neste ano, milhares de empresários, jornalistas, trabalhadores, de forma direta e indireta, consumidores de todos os continentes estão presentes em Bento Gonçalves, impulsionando a economia local e da Serra Gaúcha, que vive um movimento intenso no trânsito, nos hoteis, nos supermercados e no setor gastronômico desde o último domingo, véspera de abertura da feira.