A Universidade de Caxias do Sul pretende retornar o segundo semestre de forma presencial em todos os campus, depois de um semestre com ensino a distância por causa da pandemia. A previsão é que o retorno ocorra no dia 10 de agosto.

Conforme o reitor Evaldo Kuiawa, a universidade preparou protocolos para higienização dos espaços, aferiação de temperatura e distanciamento entre alunos, professores e funcionários. De acordo com ele, haverá mudança na previsão desse retorno apenas em caso de restrições impostas pelas normas estaduais ou municipais.

Segundo o reitor, a data definida para o retorno levou em consideração a perspectiva de que a contaminação pelo coronavírus comece a reduzir em agosto.

Em carta aos alunos, reitoria indica cenários para o segundo semestre

Conforme a reitoria da UCS, as mudanças e reinício das atividades presenciais pode ser postergado caso haja manutenção do distanciamento social. Em carta aos alunos, a universidade afirmou que os cenários ainda são de incertezas e indefinições.

Nota Oficial

Inicialmente, queremos agradecer a você e a sua família pelo apoio ao trabalho realizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) ao longo do isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Agradecemos também pela compreensão demonstrada durante o processo de adaptação às aulas virtuais e pela confiança que mantiveram na UCS em relação à obtenção de bons resultados.

O cenário ainda é de muita complexidade e indefinição. Mesmo assim, podemos ter algumas convicções, dentre elas, a certeza de nosso reencontro, e, como você, estamos na expectativa.

Possibilidade de retorno presencial – A UCS está se organizando para a volta às aulas, no segundo semestre, que se inicia no dia 10 de agosto de 2020. Desejamos e planejamos que possamos nos encontrar presencialmente. Para tanto, estamos nos preparando, rigorosamente atentos aos cuidados necessários ao momento atual. Sabemos da necessidade de cuidado com a saúde de todos os estudantes, professores, funcionários e, de forma extensiva, de seus familiares e pessoas de convívio.

Em vista disso, higienizamos todos os espaços de nossa Instituição, em especial as salas de aula e os laboratórios, com seus materiais e equipamentos. Máscaras e álcool em gel estarão obrigatoriamente presentes nos ambientes em que circulam pessoas.

Possibilidade de continuidade das aulas síncronas – Contudo, se tivermos que superar essas expectativas e mantermos o distanciamento social por mais algum tempo, também estamos preparados. Acreditamos que, durante o primeiro semestre deste ano, você pôde comprovar o comprometimento da UCS com uma formação profissional de excelência e com a efetivação dos projetos pedagógicos dos cursos e das ementas das disciplinas.

Assim, continuaremos dispondo das tecnologias de aprendizagem para garantirmos o prosseguimento de seus estudos. E, caso haja alguma dificuldade relacionada ao acesso a essas tecnologias ou à realização das atividades por meio dessas ferramentas, há uma equipe de funcionários para orientá-lo(a) e até espaços com computadores higienizados e disponíveis para uso.

Se a sua dificuldade for em relação ao transporte até a Universidade, outras ferramentas pedagógicas, além das aulas virtuais, podem ser acionadas. Para tanto, basta entrar em contato com o seu professor, o coordenador de curso ou o diretor da Área do Conhecimento, pois a UCS está comprometida em buscar a melhor solução para a continuidade de seus estudos.

Apoio ao Aluno – Além disso, disponibilizamos um amplo e consistente programa de subsídios para lhe oferecer a segurança de continuar estudando e se aproximando da conquista do diploma em nível superior. Mais informações sobre isso, você encontra na página Programas e Ações de Apoio ao Aluno.

Neste momento repleto de inseguranças, temos a certeza de estarmos fazendo o nosso melhor. Sabemos que uma universidade se constrói a partir das suas respostas aos desafios do tempo; assim foi em toda a história da UCS, e vai continuar sendo. Estamos atentos ao acolhimento de suas necessidades e ao atendimento de demandas, e ressaltamos que nosso principal compromisso é com você, estudante. Estamos juntos na construção de seu projeto de vida. Conte conosco!

Por fim, desejamos que esteja bem e que aproveite o período de férias, de 19 de julho a 9 de agosto, cuidando de si e de seus familiares.

Temos a certeza de que dias melhores virão e de que juntos superaremos este momento de desafios!

Cordiais saudações,

Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava
Reitor

Foto: Divulgação