Aproveitando a oportunidade de ter em sala de aula um aluno estrangeiro, um imigrante da Guiné, as aulas de Geografia da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Maria Borges Frota, conhecida como Caic, no bairro Zatt, também são momentos utilizados para a construção de um mini dicionário de francês. Os alunos confeccionaram um dicionário na técnica de cartonagem e em cada aula de geografia o pacto é aprender uma palavra em francês ensinada pelo colega Jean Akow Guilawogui na noites no Caic.

Os alunos estão achando a ideia muito boa, é uma maneira de interagir e valorizar a cultura no colega que vem de tão longe para tentar a vida no Brasil. A palavra que é escolhida pelos alunos em cada noite de aula tem como meta final aprender pelo menos 50 palavras na língua mãe do colega Jean que trabalha na construção civil, e já passou por outros países como Sengal, Afria do Sul e outras cidades como São Paulo e Porto Alegre.

O africano, da cidade de Massanta, que é casado e tem uma filha de 3 anos, está se sentindo acolhido com esta história de ensinar os colegas a falar pelo menos algumas coisas em francês. “É uma forma de agradecer a escola e os colegas pelo que estou aprendendo no EJA, me sinto prestigiado”, ressalta Guilawogui. De acordo com dados da Secretaria de Habitação e Assistência Social de Bento Gonçalves, atualmente existem aproximadamente 1.300 imigrantes haitianos, senegaleses e da Guiné que residem na cidade.