Situações complexas, preocupantes, muitas vezes mascaradas por elementos truculentos e de difícil controle passam a fazer parte do cenário educacional municipal. A segunda reportagem sobre drogas e violência nas escolas da Capital do Vinho aborda os bastidores do combate à criminalidade instaurada nos corredores e salas de aula dos educandários, expondo as dificuldades de educadores, conselheiros e até mesmo da Polícia Militar na manutenção de um ambiente saudável para o ensino.

O problema não é atual, porém, tem se mantido nos holofotes sociais há certo tempo. Frequentemente, adolescentes são protagonistas de casos de posse de entorpecentes, agressões e assédio moral dentro dos muros escolares e, com o passar das gerações, o que até então era vencido com palmatória e punição verbal, acabou precisando do apoio armado de autoridades para ser contido. É de conhecimento popular o tradicional bordão “denuncie”, encontrado em diversas campanhas antidrogas e de violências diversas, entretanto, nos casos que envolvem educandários, a situação passa a ser mais delicada. “Existe muito medo. Presenciamos situações de violência em que a menina agredida chegou em casa e não contou os pais. Eles sabem das represálias no futuro”, relata a assessora pedagógica da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rosane Machado.

Na tentativa de minimizar o cenário, a 16ª CRE tem apostado na aproximação de pais ou responsáveis do âmbito escolar para corroboração no combate a criminalidade. “Uma de nossas grandes preocupações é tentar trazer a ajuda dos pais. Estamos realizando a qualificação dos professores e o próximo passo é um projeto para chamar os pais. Antes conseguíamos fazer com que só os bons viessem. Agora, estamos em tal estado que todos devem vir. Vamos pressionar, com o apoio dos órgãos públicos para trazer estes pais. E uma resposta ao pedido de socorro de muitas famílias que já não tem mais onde buscar ajuda”, destaca Rosane.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 11 de junho.