O programa consiste num sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma offline bastando apenas cadastrar as propriedades rurais, em abril do último ano iniciou a primeira parte de implantação do sistema, nas localidades do interior de Bento Gonçalves. Os trabalhos iniciaram pelo distrito de Tuiuty, onde foram cadastradas 1407 propriedades. Em junho o mapeamento começou a ser feito em Faria Lemos, onde foram cadastradas mais de 800 propriedades. Entre setembro e outubro os trabalhos foram feitos em São Pedro, que conta com aproximadamente 800 famílias. No final do último ano as equipes iniciaram o cadastramento de famílias do Vale dos Vinhedos. Mais de 460 propriedades do distrito já foram cadastradas, e a expectativa é que em até duas semanas essa etapa seja concluída.

O projeto é uma realização das secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC). O sistema não gera custo para o cidadão.

Na quinta-feira,2, o secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, esteve juntamente com o subprefeito do Vale dos Vinhedos, Mauro Villa, acompanhando o mapeamento das famílias da região. Ao longo dos próximos dias serão cadastradas famílias das Linhas 8 da Graciema e Ceará.

O produtor rural e empresário Denis Splendor comentou sobre o projeto. “É muito bom esse projeto que está sendo implantado nos distritos e para toda a comunidade, porque quando a pessoa necessita da emergência é só ligar que chegam rápido por terem toda a localização. Estão todos de parabéns por esse belo trabalho”, afirma.

O produtor rural Luiz Zottis também ressaltou sobre a importância da implantação do GPS Rural no distrito. “É uma honra para nós esse projeto, porque vai ficar mais fácil para quando precisarmos de algum atendimento do Samu ou até mesmo da polícia. Certamente nos transmite mais tranquilidade, já que estarão com a nossa localização certinha”, salienta.

A agricultora Rosa Maria Foletto Brandelli comentou que “é muito interessante, porque se um dia eu precisar de uma emergência, eu acredito que serei bem atendida e de forma rápida. Será mais prático e rápido”, comenta.

Para Christófoli, a implantação do projeto é um marco importante para o interior. “É muito interessante acompanhar esse processo de mapeamento das residências dos nossos distritos. Essa é a primeira etapa desse grandioso projeto que vai trazer mais segurança para as comunidades e famílias do interior de Bento. Ficamos muito felizes em ver esse projeto ganhando forma, e que certamente será um diferencial no atendimento e pedidos de emergência, quando houver”, ressalta.


Como irá funcionar

Ao solicitar o atendimento, o morador só precisa informar o código para a localização de sua residência. O serviço engloba o 3º Bpat, através da Patrulha Rural, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números. Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço.

Fotos: Rodrigo De Marco