Isadora Biesek Castellani conquista faixa de 2ª Prenda do RS

Ficar entre as três primeiras colocadas entre 24 lindas prendas juvenis, que durante praticamente dois anos se prepararam com danças, cantos, declamações, interpretações, estudo de dicção, história, geografia, tradição, folclore, tradicionalismo, postura de palco, uso correto do microfone, entre outras atividades, é um sonho para muitas jovens que frequentam os Centros de Tradições Gaúchas (CTG), às centenas, espalhados pelo Estado.

Representando Bento Gonçalves na 52ª Ciranda Cultural de Prendas, realizada entre 18 e 20 de maio, em Rio Grande, Isadora Biesek Castellani, do CTG Herdeiros da Bombacha, do Clube Botafogo, trouxe para o Município a faixa de 2ª Prenda do Estado, muito orgulho, um largo sorriso no rosto e o coração batendo ainda mais forte pelo tradicionalismo e pela representatividade à Capital do Vinho.

Isadora já chegou ao concurso, o mais antigo do Calendário Oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com uma certeza: já era uma menina privilegiada, pois o evento escolhe, anualmente, as prendas que melhor representam as virtudes, a graça, a cultura, as artes, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. E ela estava entre as 24 melhores.

Após passar pelas avaliações escrita, artística e oral, pela mostra folclórica e entregar o relatório de atividades, realizados na Universidade Federal de Rio Grande, a tenção tomou ainda mais conta do corpo e da mente. Era a hora de aguardar o resultado, que seria apresentado em fandango oficial, na Sociedade Amigos do Cassino.

Para as meninas que também têm esse sonho, Isadora dá as dicas: “Persistência. Vai ser difícil. Haverá dias que passará pela sua cabeça desistir, e não serão poucos. Mas com a dedicação certa, tudo é possível. Organização é o essencial, principalmente para não perder a cabeça no meio de tantas coisas. E nunca deixe para amanhã o que pode e deve ser feito agora! Quanto antes começar, antes atingirá o objetivo e mais leve será a caminhada”, finaliza.

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira, 29 de maio, na Câmara de Vereadores, Isadora recebeu uma Moção de Aplauso proposta pelo vereador Eduardo Pompermayer (Progressistas). A matéria foi aprovada por unanimidade de votos. Familiares, amigos, integrantes do CTG e do Clube Botafogo, além de convidados especiais da família prestigiaram o ato. A jovem saiu da Câmara e percorreu a cidade em carreata, sendo conduzida pelo caminhão do Corpo de Bombeiros Militar.

Texto e foto: Mônica Rachele