O Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), é presidido por Orildes Maria Lottici. Para ela, 2015 foi um ano de vários desafios, mas com a visão de superar os reflexos negativos da crise política e financeira no Brasil e para o ano de 2016 não será diferente. “Nós somos esperançosos por natureza. O ser humano é assim. Continuaremos defendendo melhorias nas condições de trabalho e nos salários da categoria comerciária e trabalharemos ainda mais na busca de convênios e de serviços para nossos associados”, comenta.

Além disso, ela afirma que está trabalhando para a instalação de uma academia dos comerciários, com horários flexíveis e acompanhamento de profissionais, bem como na instalação de um serviço dirigido à beleza da mulher comerciária, na sede do Sindicato. “Também queremos consolidar o uso dos serviços do restaurante do Sesc por parte dos comerciários de Bento Gonçalves, que é de qualidade e preço subsidiados aos trabalhadores dos setores do comércio e serviços”, comenta.

Segundo Orildes, uma nova diretoria assume agora com vários novos integrantes. “Isso nos faz mais renovados e em condições de ampliar o trabalho na formação de nossas lideranças. Vamos fortalecer nosso trabalho nos municípios da nossa região e implementar os trabalhos já realizados nos quatro escritórios regionais”, destaca.

Quanto a novos avanços, a presidente esclarece que em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, as novidades e os avanços são constantes. “Ao mesmo tempo em que isso é importante e fascinante, às vezes nos causa certos receios. A aproximação que a tecnologia nos oferece faz com que as informações nos cheguem com uma velocidade impressionante e facilita o contato com pessoas distantes”, salienta.

Porém, no que diz respeito ao comércio, ela comenta que se vê a necessidade de os negócios locais se aperfeiçoarem em todos os sentidos. “O comércio eletrônico vem ocupando espaços cada vez maiores. Somos sabedores de que quanto mais pessoas tiverem acesso à internet, maior a possibilidade de aumento das vendas através do e-commerce, e obrigatoriamente maior é a necessidade do nosso aperfeiçoamento local nas lojas físicas, para mantermos os negócios e os empregos do setor”, afirma. Este é um dos motivos, segundo a presidente, pelo qual o nosso comércio deve se reinventar constantemente, treinar os funcionários no local de trabalho, facilitar o conhecimento de produtos, serviços e tecnologias de vendas para conquistar o espaço das vendas eletrônicas.

Para enfrentar as adversidades no próximo ano, Orildes esclarece que não há outra forma de enfrentá-las se não com muito trabalho e compromissos. “Independentemente de elas existirem ou do tamanho destas, sempre trabalhamos e buscamos atualização e conhecimento, e é isto que vamos continuar fazendo. Afinal, como diz o ditado, enquanto uns choram, outros vendem lenços. Nós, comerciários, temos que vender os lenços”, aborda.
Com a expectativa de um novo ano próspero, a presidente complementa que será implementado um programa de formação e qualificação da diretoria. “Queremos que este conjunto de 20 dirigentes estejam capacitados a contribuírem na diminuição de possíveis conflitos da relação de trabalho na categoria”, esclarece.

Muito são os projetos idealizados pela entidade para o ano vindouro. Segundo ela, além da viabilização da academia dos comerciários e do espaço da beleza da mulher comerciária, serão promovidos encontros da categoria profissional em datas comemorativas. “Algumas datas como 8 de março, 1º de maio, 30 de outubro (Dia do Comerciário) e no 28 de novembro, que é o aniversário do Sindicato devem ser comemoradas”, afirma.

Além disso, ela acredita que a vida institucional do sindicato apresenta uma agenda e não são medidos esforços para cumprir com qualidade todos os projetos que envolvem os interesses da categoria comerciária na região, no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. ” Vamos cumprir a agenda dos comerciários com os compromissos que temos com a Fecosul, nossa federação, a CNTC, nossa Confederação e a UGT a nossa Central Sindical”, finaliza.