Há 30 anos, a Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) unifica suas ações voltadas a promover o desenvolvimento do turismo sustentável na Região Uva e Vinho através da articulação, integração e aporte de conhecimentos para seus associados, buscando a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas. A meta é continuar com este objetivo para 2016.

A Atuaserra coordena as ações de desenvolvimento do turismo regional e mais, a sustentabilidade das comunidades, a manutenção da cultura e do ecossistema em potencial existente na região.
Criada em Caxias do Sul, atualmente 24 cidades estão ligadas à Associação, que em julho deste ano elegeu a nova diretoria para o biênio 2015/2017. À frente da entidade está o empresário de Nova Prata e representante da CIC-CDL- Sindilojas, Jorge Capelari, um dos fundadores da entidade e que já ocupou outros cargos na Atuaserra.

Para o ano de 2016 constam nos planos a continuidade das ações de desenvolvimento do turismo, atividades que envolvem o Vale dos Vinhedos, especialmente a integração dos três municípios que o constituem: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Para que as ações planejadas sejam colocadas em prática no próximo ano, a diretoria conta com o mínimo de estabilidade econômica e vai além: “Esperamos que o governo do Estado assuma a sua parcela de responsabilidades para que os municípios possam investir no desenvolvimento local”, explica o presidente Jorge Capelari. A principal preocupação da diretoria para a continuidade das atividades programadas para 2016 é a falta de recursos para investimentos no turismo.

Associados

Em 1995, já com 19 municípios integrantes, decidiu-se implantar uma contribuição mensal, incentivar a participação dos novos municípios que se originaram a partir dos processos de emancipação desta década. Hoje com 30 associados, conta também com a participação da iniciativa privada através dos Centros de Indústria e Comércio, Sindilojas e CDLs e os Sindicatos de Hotéis Restaurantes Bares e Similares da Região.

Desta forma, em 1997 foi eleito o primeiro presidente da Atuaserra proveniente da iniciativa privada, que passou a dar o cunho de execução, capacitação, profissionalização da entidade, estruturando-a e contratando profissionais para que desenvolvessem as ações de implementação e promoção da Região Uva e Vinho.

Entre suas ações estão a preocupação de planejar mecanismos que tragam o desenvolvimento sustentável para a região, que possui riquezas em aspectos naturais e culturais. As atividades se fundamentam no conhecimento técnico do local, a criatividade, a compreensão da realidade como um todo, os recursos financeiros disponíveis e o envolvimento ativo da comunidade alvo em todas as etapas do trabalho.

Projetos

Atualmente a Atuaserra coordena e desenvolve os seguintes projetos na Região Uva e Vinho: PAC Santa Tereza e Antônio Prado; Projeto Pulando Janelas; Projeto Monumenta; Projeto Sinalização Turística; Projeto Fortalecendo o Roteiro Vales da Serra; Projeto Tecendo Fios; e Projeto Embutidos da Serra Gaúcha.