Dezenas de laçadores participaram das provas campeiras. Foto: Silvio Martins

Com a pista de laço preparada e modalidades para todas as idades, a Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista (ABCTG), recebeu laçadores locais e de diversas cidades da região para participarem da sétima Copa Municipal de Laço. O evento, que integra as festividades da Semana Farroupilha de Bento, foi realizado no Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva, no sábado, 9 de setembro e domingo, 10. Centenas de visitantes passaram pelo local e assistiram as provas campeiras programadas para o final de semana. A intenção, segundo os organizadores, foi fomentar a essência dos costumes do povo riograndense. Durante o evento, o tradicionalista Oedemar De Toni foi homenageado com o troféu “Exemplo de Gaúcho”, que visa agraciar tradicionalistas pelo trabalho desenvolvido junto à causa.

Parque de Rodeios da ABCTG recebeu competidores campeiros em diversas modalidades e movimentou o final de semana. Foto: Silvio Martins

Mesmo com o forte calor do final de semana, as provas de tiro de laço foram a grande atração no parque. As arquibancadas, lotadas, receberam famílias que ficavam impressionadas após cada competidor adentrar pela pista.

Outro destaque durante a realização das provas foi a exigência permanente das documentações que visam garantir a saúde aos animais participantes, regras que são estabelecidas para a realização de rodeios em todo o estado e que devem ser rigorosamente seguidas, caso contrário, os participantes são proibidos de concorrem no concurso. Durante o evento, o proprietário do animal precisou apresentar os exames de mormo, anemia e atestado de influenza equina e também a Guia de Transporte Animal (GTA).

Os festejos farroupilhas seguem até o dia 20 de setembro com apresentações artísticas, bailes e diversas atrações.