Durante a sexta-feira, 6, e o sábado, 7 de agosto, equipes do Serviço de Atendimento Especializado e do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal da Saúde, estarão realizando testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, como HIV, Sífilis, Hepatites B e C. A ação ocorre das 9h às 16h na sexta-feira e das 8h ao meio dia no sábado, e será realizada na Via Del Vino, no Centro de Bento Gonçalves.

Para aqueles que tiverem resultado positivo na testagem, as equipes já irão direcionar o paciente para tratamento médico. As testagens integram uma campanha encabeçada pela SMS contra as hepatites virais. Atualmente, o tipo B é o que possui maior incidência na região. Por isso, é importante buscar o tratamento correto caso haja confirmação para a infecção.

A hepatite causa uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparece podem ser percebido: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Foto: Ascom Prefeitura