O teste para confirmação de infecção pelo novo coronavírus passa a ser obrigatório em todos os planos de saúde. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29.

Pela resolução normativa, o procedimento deve ser disponibilizado para pacientes que apresentarem algum sintoma clínico para a doença. Conforme a ANS, os exames para detectar a presença do vírus ou de anticorpos no organismo, através dos procedimentos IgA, IgC ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência.

A decisão em incluir os exames no rol de procedimentos obrigatórios parra os planos de saúde foi tomada na semana passada, durante reunião colegiada da ANS, após decisão judicial.

Sintomas da Covid-19

  • Gripe com quadro respiratório agudo (com febre, tosse, dor de garanta, coriza ou dificuldade respiratória)
  • Síndrome respiratória aguda grave (dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada nos lábios e rosto).