A testagem em humanos da vacina Butanvac, fabricada pelo Instituto Butantan, deve iniciar nas próximas semanas. A previsão é de que nesta semana inicie um pré-cadastro de voluntários para a testagem.

A primeira fase, também chamada inicial com humanos quer avaliar a segurança da vacina e qual a capacidade que ela tem para induzir uma resposta imunológica. Os testes serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Conforme o Butantan, a expectativa é de reunir 400 voluntários nesta primeira etapa. Podem receber o imunizante, pessoas acima de 18 anos. Nesses testes poderão fazer parte, inclusive, adultos já vacinados ou que já tiveram covid-19.

Para uma vacina ser aplicada na população, ela passa por uma fase de estudos em laboratório, uma fase pré-clínica de testes em animais e três etapas clínicas de testes em voluntários humanos, que avaliam a produção de anticorpos, a sua segurança e a sua eficácia.

Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo