O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a garantir a imunização de brasileiros maiores de 18 anos contra a covid-19 até o final do ano. O médico participou de um evento no sábado, 12, e reforçou a promessa feita no início de junho no Senado.

Segundo Queiroga, com a chegada de novas doses contratadas de um total de 600 milhões, a expectativa é de que o ritmo da vacinação ganhe força nas próximas semanas. Conforme o ministro, a expectativa é de que neste mês sejam distribuídas mais de 40 milhões de vacinas. “Este ano, a despeito das condições ainda complexas na assistência à saúde, o Ministério da Saúde já contratou 600 milhões de doses de vacina, de tal maneira que a população acima de 18 anos será vacinada até o fim do ano. Isto eu posso assegurar. Somente em junho, nós vamos distribuir mais de 40 milhões de doses de vacina. Nós estamos antecipando doses”, garante.

O ministro da Saúde lembrou também que o acordo de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fiocruz já foi firmado, o que permitirá, em breve, vacinas produzidas a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) nacional.

“Nós já temos 200 milhões de doses da Pfizer contratadas e 100 milhões dessas doses estarão disponíveis até setembro. Outros 100 milhões de doses estarão disponíveis até dezembro. E avança o contrato para mais 100 milhões de doses da [vacina da empresa] Moderna. Então, isso é a certeza que nós vamos vacinar a nossa população e por fim ao caráter pandêmico dessa doença”, finalizou Queiroga.