A tradicional prova de vida do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) segue sendo realizada pessoalmente nas agências bancárias. Porém, em razão do agravamento da pandemia de covid-19, o órgão disponibilizou a utilização por meio de aplicativos e também pela internet.

Retomada neste mês, a prova de vida é um mecanismo utilizado para evitar possíveis fraudes e recebimentos ilícitos. Ela havia sido interrompida após interrupção em março do ano passado. Durante o período, os beneficiários não deixaram de receber seus pagamentos.

O novo sistema viabiliza a prova de vida online através de tecnologia de biometria facial, desenvolvida pelo Serpro e pela Dataprev. O procedimento vai facilitar a vida de cerca 36 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de programas assistenciais. Para utilizar a funcionalidade, é necessário que o usuário tenha feito a coleta de biometria para o título de eleitor, além de possuir uma conta no gov.br, o portal de serviços de governo.

Os aplicativos Meu Gov.br e Meu INSS estão disponíveis na Google Play e App Store, ou, ainda, nos ambientes web.

Caso não seja possível a realização da prova de vida por celular, a orientação do INSS é que o cidadão procure a agência bancária responsável pelo recebimento do benefício.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil