O forte calor segue nesta sexta-feira, 17, em todo o Rio Grande do Sul, podendo levar a temperaturas próximas dos 40ºc em algumas regiões, como é o caso do Norte do estado. Em Bento Gonçalves, o dia será de tempo firme e seco e termômetros na casa dos 30ºC.

As altas temperaturas são oriundas de uma massa de ar seco que predomina no estado, impossibilitando a formação de nuvens de chuva. Há previsão de chuva apenas no Litoral Norte, porém, de forma fraca e isolada. Nas demais regiões, o dia será de forte calor e pouca nebulosidade.

Em Bento Gonçalves, a manhã desta sexta-feira começou com a presença do sol e temperaturas relativamente agradáveis. No entanto, já nas primeiras horas, os termômetros apresentaram elevação. Até o fechamento desta matéria, as temperaturas já estavam na casa dos 23ºC. Para a tarde, o calor deve se intensificar, chegando aos 30ºC. As mínimas para hoje na Capital do Vinho devem chegar aos 15ºC.

No sábado, 18, o dia deve seguir com tempo firme e sem chuva em todo o Rio Grande do Sul. Há elevação de temperaturas e também possibilidade de queda acentuada na umidade relativa do ar. A orientação é de que no período das 11h às 14h, não sejam realizados exercícios físicos ao ar livre, em razão do forte calor. Além disso, deve-se tomar bastante líquido para evitar desidratação.

Na Capital do Vinho, o dia será quente, com mínimas de 16ºC e máximas de 32ºC.