Ao que tudo indica, a última etapa das obras previstas para a rua Lajeadense, no Municipal, só deverá ser concluída nos primeiros meses do próximo ano. Iniciado em agosto e com previsão de término para novembro, os trabalhos de colocação da pavimentação basáltica na via sofreram interrupções em virtude das fortes chuvas que atingiram a cidade no mês de outubro. Outro fator que também tem contribuído para o atraso é a demora no repasse de verba Estadual para o Governo Municipal, que resultou na desaceleração do ritmo da obra. Dos 700 metros totais para pavimentação previstos no projeto, apenas 200 foram finalizados.

A frente do projeto desde 2005, o líder comunitário José Natalício Rodriguez dos Santos, que auxilia a equipe terceirizada na colocação da pavimentação, explica que em virtude dos temporais, alguns trechos da rua ficaram comprometidos, impossibilitando a entrada de caminhões de material no bairro. “Estamos à espera de uma retroescavadeira da prefeitura para readequar alguns pontos e possibilitar a descida do material”, informa. De acordo com ele, a expectativa é que caso haja trégua nas chuvas, as obras sejam retomadas essa semana.

Além da chuva, a redução dos repasses destinados à obra pelo Estado também tem complicado o andamento da pavimentação. Segundo dos Santos, a chegada de material sofreu atrasos. “A Prefeitura tem mantido a operacionalidade com recursos próprios, contudo em quantidade reduzida, o que interfere diretamente no prazo de entrega. Não vejo possibilidade de tudo ser concluído antes de janeiro do próximo ano”, afirma. 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 21 de outubro.