A Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab está pronta desde o fim de 2014 e, passado quase um ano, há uma nova previsão de abertura para o local: até o fim de 2015. O mesmo prazo se aplica à unidade do bairro Fenavinho que está pronta há pelo menos um mês. Mesmo que as construções estejam aptas a receber os pacientes, a contratação de funcionários ainda é um problema para a prefeitura de Bento Gonçalves que, depois da anulação do concurso público, tentará uma forma alternativa de admissão de pessoas.

De acordo com o coordenador médico da Secretaria da Saúde, Marco Antônio Ebert, ambos os locais precisam de médicos, enfermeiros, auxiliares administrativos, agentes comunitários e endêmicos. Contudo, as formas de contratação devem obedecer as burocracias. “Teremos uma reunião com o prefeito e decidiremos o que fazer. O objetivo agora é agilizar a contratação de pessoas e fazer as duas unidades funcionarem o quanto antes”, afirma.

Os agentes não podem ser admitidos por meio da Fundação Araucária, empresa que terceiriza funcionários para o executivo. Por isso, precisam ser abertos cargos por meio da Câmara de Vereadores, bem como um processo seletivo pela Prefeitura.

A contratação de médicos e enfermeiros estava contemplada no concurso público. Contudo, a anulação anunciada pelo prefeito Guilherme Pasin descartou a possibilidade de início dos serviços ainda neste mês. Segundo Ebert, o executivo tentará contratar médicos e enfermeiros pela Fundação Araucária para, quem sabe, agilizar o processo e fazer com que as unidades Fenavinho e Cohab passem a funcionar antes do fim do ano. “Precisamos avaliar as possibilidades que temos e optar pela melhor”, destaca.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 21 de outubro.