“Faz 5 dias que meu filho de 5 anos decidiu tomar uma xícara de café instantâneo. A tragédia começou.
Ele pôs para aquecer no micro-ondas uma xícara somente com água ( algo que já havia feito antes em várias ocasiões).

Não sei exatamente por quanto tempo o programou, mas me disse que queria apenas que a água fervesse. Quanto o tempo acabou o forno se apagou, e ele abriu a tirou a xícara do forno.

Enquanto olhava a xícara, se deu conta que a água não estava fervendo; todavia, foi ai que a água saltou diretamente para o seu rosto. Ele soltou a xícara de suas mãos depois que a água havia saltado para o seu rosto, devido a energia acumulada.

Todo o seu rosto tem feridas de 1° e 2° graus, e é muito provável que o rosto ficará marcado. Além de haver perdido a vista parcialmente do olho esquerdo. Enquanto estávamos no hospital, o Doutor que o atendia comentou que estes tipos de acidentes eram muito frequentes, e que nunca deveria pôr somente água para aquecer em micro-ondas.

Se nós aquecemos água desta forma (em micro-ondas), sempre se deve pôr algo na água, exemplo: um palito de madeira (de dente mesmo) ou um sachê de chá, mas se formos aquecer somente água, é melhor usar o fogão a gás.
Isto é o que um professor de física disse a respeito:
“Obrigado por me enviar a mensagem advertindo-me a cerca da água em micro-ondas. Soube de vários casos. Isto é causado por um fenômeno conhecido como superaquecimento”.
Pode acontecer em qualquer momento que a água está aquecendo, especialmente se o utensilio que está sendo usado for novo.

O que acontece é que a água se aquece muito mais rápido que as borbulhas que começarão a se formar. Se a xícara é nova, não há nenhum raspão ou ranhura por onde as borbulhas possam ir e possam começar a borbulhar na água que já está fervendo, de tal maneira que a água vai aquecendo sobre passando o tempo de ferver (como quem diz: ferve, e ferve, e ferve…).

Então a água se obstrui, fica estancada e ao contato com o ar a água salta com força pela energia contida.”

Fonte: quatrocantos.com