O dia que marcou o final do verão e o início do outono foi de apreensão em Bento Gonçalves. Na madrugada de sábado, 19, por volta das 3h, fortes rajadas de vento e chuva intensa resultaram em diversas avarias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o temporal que assolou a cidade causou estragos mais significativos nos bairros Municipal, Fátima, Santa Rita e Barracão. Ao todo, a corporação recebeu 90 chamadas para auxílio em destelhamentos e quedas de árvores.

Um dos principais problemas foi verificado no trevo de acesso ao bairro Santa Rita, na rua Antônio Michelon com a BR-470. O problema na localidade é histórico. Em menos de um ano, estragos na camada asfáltica já foram registrados por duas vezes. Parte do asfalto cedeu e impede a passagem de veículos. O local está interditado desde o final de semana, e deve permanecer desta forma até a conclusão da obra, iniciada na segunda-feira, 21.

Uma equipe da secretaria de Viação e Obras Públicas (SMVOP), esteve no local para avaliar e iniciar os reparos. De acordo com o secretário Sergio Gabrielli, o problema se agrava em períodos de fortes chuvas. “Em virtude da inclinação geográfica do local, a tubulação, que é de diâmetro menor que o necessário, não comporta a vazão de água, causando esse solapamento de asfalto”, avalia.

Diversos pontos afetados

O som de martelos batendo foi a trilha sonora de diversos bairros da Capital do Vinho no início da semana. Não era preciso caminhar muito para encontrar pessoas realizando manutenções em virtude das avarias provocadas pela tempestade do final de semana.

Um dos bairros mais atingidos, segundo a Defesa Civil, é o Municipal. Na Escola de Ensino Fundamental Professor Félix Faccenda, as aulas foram suspensas na segunda para que fosse possível efetuar a limpeza do local. Segundo relato dos moradores, após uma forte rajada de vento, parte da estrutura de proteção desprendeu, atingindo o telhado do educandário.

Os estragos também foram contabilizados em residências do bairro. Segundo o morador Otacílio Ribeiro, o desastre ocasionou perdas significativas em sua residência. “Micro-ondas, televisão e até o fogão a gás estragaram. Camas, cobertas e o sofá também molharam, agora temos que deixar secar e aguardar para ver os próximos procedimentos”, lamenta. A lona utilizada na casa foi cedida pela Defesa Civil e o zinco foi recolocado de forma provisória por conhecidos.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 23 de março.