Mais que a chegada do Coelhinho e chocolates, a Páscoa representa, para os cristãos, o momento de celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. A tradição tem início no Domingo de Ramos, e a Semana Santa é aquela que antecede a Páscoa e onde ocorre a celebração da Paixão de Cristo. Para isso, diversas peças teatrais são realizadas pelo país para relembrar os momentos vividos por Jesus. Em Bento Gonçalves, duas tradicionais encenações estão programadas para a sexta-feira, 25. Uma delas é no Morro da Cruz do Salgado e a outra é no Vale dos Vinhedos.

A primeira ocorre na 39ª Romaria à Cruz do Salgado. A concentração inicia às 18h em frente à Igreja São Pedro, no Salgado, com caminhada até o Morro da Cruz, no qual, às 18h30min, ocorre o espetáculo, que busca refletir o verdadeiro sentido da data. A encenação ocorre há 25 anos com objetivo de fomentar a religiosidade,e, neste ano, 50 figurantes, entre jovens e adultos da Paróquia Santo Antônio preparam o espetáculo.

Vinicius Rosalen participa há 8 anos da atividade e há 4 interpreta o papel de Jesus Cristo. “A encenação é mais significativa que as palavras, ela dá mais sentido a um dos momentos da Páscoa e mostra a sua importância para a comunidade”, reflete.

A segunda apresentação ocorre há 18 anos. A partir das 19h, a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, na Comunidade Ceará, quilômetro 17 da Estrada do Vinho, será o ponto de partida da celebração que encerra no Morro da Antena. Durante o percurso, cerca de 80 atores da comunidade e da Paróquia Cristo Rei, encenam a passagem da vida de Jesus, até sua ressurreição. De acordo com a organizadora Vilma Maria Polloni Crestani lembrar a vida de Cristo é gratificante. “Sempre gostei de fazer coisas que chamassem as pessoas para evangelizar. O povo se emociona e também é uma maneira viva de transmitir a presença de Cristo em nosso meio”, finaliza.