Ocupação de leitos de UTI na instituição ultrapassa os 100%, conforme aponta monitoramento da Central de Regulação Estadual

O aumento significativo de internações provocadas pela covid-19 obrigou, mais uma vez, o Hospital Tacchini suspender a realização de cirurgias eletivas, a fim de adaptar a estrutura existente para receber pacientes infectados pelo novo coronavírus e que necessite de suporte intensivo. Um áudio do superintendente da instituição, Hilton Mancio, alertando sobre a gravidade, fez o hospital emitir uma nota oficial explicando a situação do momento.

Conforme o sistema de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta terça-feira, 18, o Hospital Tacchini chegou a registrar 51 pacientes em leitos de UTI Adulto. Agora há pouco, o número havia caído para 44. Outro índice que preocupa a instituição é o aumento nos atendimentos da estrutura fast track e na quantidade de pacientes que necessitam de tratamento intensivo. “A variação do número de pacientes com necessidade de UTI é até certo ponto comum nessa pandemia. Contudo, o que está nos impressionando é que a velocidade deste início de terceira onda é muito maior do que em outros momentos. Na segunda-feira, por exemplo, tivemos 80 atendimentos na estrutura Fast Track. Nosso pico maior foi de 89 casos durante a segunda onda. Ou seja: no primeiro dia de alta, já chegamos perto do nosso recorde”, descreve Mancio. 

Além da suspensão de cirurgias eletivas, o Tacchini deve remanejar profissionais e voltar com as escalas de profissionais que haviam sido reduzidas, em decorrência de uma normalidade no quadro de internações. Segundo Mancio, as equipes já estão novamente sendo montadas para oferecer toda estrutura necessária nos atendimentos. Os profissionais da saúde que estavam trabalhando no Centro Cirúrgico também estão sendo redirecionados para as áreas com maior demanda dentro do hospital. A convocação de colaboradores que estavam de férias para que retornem imediatamente ao trabalho também faz parte das medidas adotadas. “Não estão sendo medidos esforços para absorver toda a demanda de pacientes. Juntos vamos vencer todos os desafios impostos pelo nosso inimigo em comum: o vírus”, garante o superintendente.

Foto: Alexandre Brusamarello / Ascom Tacchini