A região de Caxias do Sul recebeu um aviso do Governo do Rio Grande do Sul, quanto à situação da covid-19. Esta é a categoria menos grave de notificações do novo sistema de controle da pandemia, o chamado sistema 3AS, que veio para substituir o sistema de bandeiras do antigo modelo de Distanciamento Controlado. De acordo com as informações apresentadas pelo Estado, há tendência de piora no cenário. As informações foram divulgadas no início da tarde desta terça-feira, 18, durante live sobre a rodada de classificações.

Com o chamado “Aviso”, a região precisa ficar atenta às mudanças no cenário clínico, porém, fica opcional em adotar medidas mais restritivas de distanciamento, já que o novo modelo dá autonomia aos municípios para adoção de protocolos. Nesta primeira rodada, além da região de Caxias do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Pelotas e  Santa Cruz do Sul receberam o aviso do governo.

Segundo as informações da SES, a região de Caxias do Sul, que inclui Bento Gonçalves, apresenta índice de ocupação de leitos de UTI em 87,2%. Até o momento, menos de 10% da população regional foi imunizada contra a covid-19. A taxa de mortalidade é de 193,1 a cada 100 mil habitantes.

O que significa os 3As?

Com a eliminação do modelo de Distanciamento Controlado, o Governo deu mais autonomia aos prefeitos, para decidirem juntamente com outros municípios de seus entornos, quais medidas deverão ser adotadas para reduzir os índices de internações e contaminações provocados pela covid-19.

Aviso – Quando detecta uma tendência, o grupo de trabalho da Saúde emite um aviso para a equipe técnica da região. Quando recebe um aviso, a região deverá redobrar sua atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas.

Alerta – Quando detecta uma tendência grave, o GT Saúde informa o Gabinete de Crise sobre a necessidade de emitir um alerta para a região. 

Ação – Se o Gabinete de Crise decide emitir alerta, a região terá 48 horas para responder sobre o quadro regional da pandemia e apresentar uma proposta de ações a serem tomadas (adoção de protocolos mais rígidos, ações de fiscalização etc.). Se o Gabinete de Crise considerar adequada a resposta da região, a proposta é imediatamente aplicada, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Se o Gabinete de Crise não considerar adequada a resposta, o Governo Estadual poderá estipular ações adicionais a serem seguidas na região em situação de alerta.