O aumento no número de casos, atendimentos médicos e internações por causa da covid-19 em Bento Gonçalves, ligou o sinal de alerta para as autoridades de saúde. Somente na segunda-feira, 17, foram registrados 361 atendimentos no ambulatório de Campanha instalado junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de pessoas com sintomas semelhantes aos da doença. No ambulatório fast track, junto ao Hospital Tacchini, o número de atendimentos também chegou próximo ao recorde registrado no pico da segunda onda da doença na cidade.

Nesta terça-feira, 18, uma reunião entre os representantes da Prefeitura, Hospital Tacchini, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, integrantes do Comitê de Atenção ao Coronavírus foi realizada para traçar ações dentro do cenário que vem sendo desenhado nos últimos dias.

Além do aumento de atendimentos junto às instituições de saúde, o índice de ocupação de leitos de UTI na cidade voltou a operar acima dos 100%. Conforme o superintendente do Tacchini, Hilton Mancio, a estrutura de pronto socorro já está com 10 pacientes críticos na porta de entrada. Mancio destaca a velocidade para o aumento das internações. “O que está nos impressionando é que a velocidade desse início de terceira onda está bem mais rápido do que ocorreu em outros momentos”, revela.

Conforme o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, após a publicação dos novos protocolos determinados pelo Governo do Estado, com base no novo sistema de gestão, onde os municípios terão mais autonomia, é que o Comitê deverá estabelecer as normas para este novo momento, mesmo que o cenário aponte para nova alta de casos e internações. “Estamos acatando os regramentos estabelecidos pelo Governo do Estado, e vamos continuar analisando os protocolos, e em conjunto com nossa região posteriormente vamos sugerir alterações. Entendemos que o momento é para avaliar nossos dados de saúde, entender a nova realidade do sistema Estadual e buscar através da autonomia dos Municípios estabelecer regras que sejam um equilíbrio nessa retomada de atividades”, disse.

Segundo o chefe do Executivo, serão intensificadas as ações de fiscalização e conscientização da população para que sigam com os regramentos de prevenção como uso de máscara, álcool gel e distanciamento controlado. 

Foto: Emanuele Nicola / Divulgação