SOU CONTRA OS “CONTRÁRIOS”!
A morte de Ricardo Boechat escancarou coisas importantes nesse País onde o ódio campeia solto. Flagrantemente, em todas as suas manifestações na TV, Rádio e jornal, Boechat externava sua IMPARCIALIDADE em todas as áreas e setores de notícias. Boechat era, frequentemente, atacado pelas redes sociais (verdadeiro antro de ódio e intolerancias) por petistas e antipetistas. Sim, no entender desses aí, quem não ataca, com virulência, o PT, é petista ou “petralha” e quem não ataca, com virulência, os antipetistas, é antipetista e/ou “coxinha”. Ignoram (por ignorancia, mesmo, ou por estupidez cultural?) que EXISTEM, sim, os que são ISENTOS, IMPARCIAIS e noticiam ou opinam de acordo com os FATOS. São os que são “contra” os “contrários”.

A NOTÍCIA E FATOS COMO SÃO!
Por isso, pela sua equidistância desses extremistas (que se dizem de “esquerda” ou “anticomunistas”, que pensam ser de “direita”), Ricardo Boechat foi vilipendiado. Num país onde a intolerância impera, onde as opiniões são totalmente desrespeitadas e trucidadas – sejam quais forem -, fazer JORNALISMO isento, imparcial é tarefa para poucos. Pelas minhas colocações, colocando TODOS os partidos no seu devido lugar – ou seja, “SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO” – fui (e, talvez, ainda seja) “acusado” de “petista”.

A REFERÊNCIA
Pois saibam todos quantos desta coluna lerem ou tomarem conhecimento, que sempre fui e sempre serei antipetista e anti-antipetistas. Em resumo, serei sempre IMPARCIAL. Se quiserem ler antipetistas, há centenas de colunas por aí; se quiserem ler “anti-coxinhas”, idem. Enquanto escrever aqui, somente serei gremista, intransigentemente. Certo, petistas e antipetistas? Eu via em Ricardo Boechat uma referencia. Certamente, muitos a tinham. Foi perdida, mas não será esquecida, enquanto houver – e há – jornalismo verdadeiramente ISENTO.

O EXEMPLO DE SOROCABA
Sorocaba, município paulista, introduziu o “fiscal do povo”. Quem flagrar, fotografar e enviar para o departamento de trânsito de Sorocaba, verá sua denuncia de INFRAÇÃO DE TRÂNSITO checada e, se confirmada pelas câmeras ou, caso não existam no local, pelos agentes, presencialmente, terá a MULTA feita na hora. Pensei que, se tal medida fosse criada aqui, em Bento, qual seria o tamanho da montanha de dinheiro que a prefeitura arrecadaria. E isso só pensando nas infrações diárias impunes na rua Cândido Costa, Humaitá, Ramiro Barcelos, General Osório, etc. Certamente, a prefeitura de Bento Gonçalves poderia auxiliar o Estado do RS a pagar a impagável dívida com o governo federal. O exemplo de Sorocaba pode ser copiado, sim!

E, MAIS…
Sim, imaginemos que todos os que não sinalizam manobras (esquecem – ou não sabem, mesmo – para que serve a “alavanca secreta” sob o volante); desrespeitam a sinalização; ignoram vias preferenciais; estacionam em vagas especiais (idosos, deficientes, gestantes, sem o cartão respectivo) seja nas ruas ou shoppings; façam estripulias de carro ou moto (descargas abertas, por exemplo), enfim, os que cometem toda a sorte de infrações de trânsito fossem denunciados, como em Sorocaba, e MULTADOS. Imaginaram? Pois é, eu pensei, também, que até a dívida interna brasileira poderia ser pagar. Ou não?

QUEM TEM MEDO?
Já está trabalhando nas ruas de Bento Gonçalves o carro com RECONHECIMENTO ÓPTICO DE CARACTERES. Com ele poderão ser flagrados carros roubados, furtados, adulterados ou envolvidos em crimes, além, é claro, de detectar quem não está regularmente estacionado na Área Azul. Ele é parte do “cercamento eletrônico” que será instalado, totalmente, espera-se que em tempo muito breve. Claro que já houve quem protestasse dizendo que “é mais uma forma de “tirar dinheiro do povo”. Mas, penso que é uma forma adequada de fazer com que TODOS cumpram com as leis. Não tem graça nenhuma alguns pagarem a vaga rotativa e outros, “ispertos”, não. Muitos se sentirão mais seguros com o carro com câmeras. Certamente, os que nada têm a temer, né?

E POR FALAR EM TRÂNSITO…
Não há como não falar de alguns “desconhecimentos” de alguns condutores de veículos. Uma infração contumaz, em Bento, é a prevista no CTB. Esta: Artigo 49 da Lei nº 9.503 de 09 de Março de 1997. Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.
Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.
Quantos motoristas e passageiros já leram o Código de Trânsito? Raros, se observarmos o que acontece na rua Saldanha Marinho, por exemplo.

ÚLTIMAS

Primeira: Ainda falando em trânsito, já perceberam quantos “motoristas” (por assim dizer) fazem manobras à esquerda, flagrantemente proibidas? Ignoram a sinalização amarela horizontal e, até mesmo, a existência de tachões refletivos;

Segunda: Sem o menor constrangimento, fazem retorno ou conversões na frente do Shopping L´América e em toda a 13 de Maio. E certos da impunidade, claro;

Terceira: Aumentam os números de salvamentos no litoral. E irá aumentar até que somente os que precisarem do serviço tiverem que PAGAR. Por hora, a imprudência é paga por todos nós;

Quarta: Ainda sobre jornalistas. Aquele que nunca foi “taxado” de “petista” ou de “coxinha” é porque comente o “erro” de ser imparcial;

Quinta: Por que será que, por mais desgraças e absurdos que se verificam, não se reduzem o número de “aspones” e se contratam mais FISCAIS, no Brasil todo? Sei: é para “agradecer” as últimas eleições e “preparar” as próximas;

Sexta: Quando Bolsonaro demorará para ordenar um “cala a boca” para seu time de assessores? É “mentiu” pra cá! “Desmentidos” pra lá! A quem interessa essa instabilidade toda?

Sétima: Por que permitiram que a avenida Alvi-Azul, antes um tapete, fosse transformada num “queéaquilo”, um festival de irregularidades?

Oitava: O Grêmio, no meu entender, ainda precisa contratar um lateral, um zagueiro e um meio-campista marcador para ambicionar conquistas relevantes. Já o Inter, só precisa engrenar, né?