Bento Gonçalves Snakes participará pela terceira vez do torneio de acesso à elite da modalidade


Durante as últimas semanas, a organização da Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA) divulgou detalhes da competição para a temporada 2018. O torneio de acesso para a elite do esporte da bola oval no país (a Brasil Futebol Americano) terá 43 equipes dispostas em conferências, divisões e grupos regionalizadas. O Bento Gonçalves Snakes vai para a sua terceira participação no nacional e terá dois adversários conhecidos da modalidade do Rio Grande do Sul e outros dois grandes desafios do Paraná.

A equipe bento-gonçalvense está na Conferência Nacional (a que possui equipes do Sul e Sudeste do país). No Grupo 5 da Divisão Sul, o Snakes está com outros três times na chave: Santa Cruz Chacais, Ijuí Drones e Foz do Iguaçú Black Sharks; ainda enfrentará o Curitiba Brown Spiders, de outro grupo. Os dois primeiros, do Rio Grande do Sul, não estiveram na Liga Nacional na última temporada, assim como o Brown Spiders, rebaixado da primeira divisão. O Black Sharks está na divisão de acesso desde a temporada passada, mas, ao contrário do Snakes, não passou da fase de grupos.

Presidente do Snakes em jogo no Estádio da Montanha

Para o presidente do Snakes, João Filipe Piccoli, estar em um grupo equilibrado e de alto nível é fator de motivação para o clube. “O Snakes gostou do grupo já que procuramos sempre os grandes jogos contra adversários que nos exijam comprometimento e dedicação para os enfrentamentos, e sabemos que vamos encontrar isso”, analisa. Piccoli ainda lembrou do Campeonato Gaúcho deste ano, torneio no qual o clube foi eliminado na fase de grupos após equilibrados duelos no agrupamento mais uniforme em qualidade (que coincidentemente também tinha Chacais): “no Gauchão os resultados foram definidos nos detalhes, e sabemos que na Liga não vai ser diferente. Só cresceremos jogando contra os melhores”.

Calendário de prós e contras

O cronograma divulgado pela LNFA coloca o Bento Snakes atuando duas vezes como visitante nas primeiras rodadas. A situação criou um sentimento dicotômico dentro da própria diretoria. Isso porque entre o último jogo do Snakes em casa (em março, pelo Estadual) e o próximo (fim de agosto, pela terceira rodada da Liga) há o espaço de pelo menos 165 dias. “Apesar de sempre querer contar com a força da torcida, a logística ficou boa pensando em custos e tempo de deslocamento. Também temos tempo de planejar bem os eventos, para convidar cada vez mais pessoas a conhecerem o esporte”, destacou João Filipe Piccoli.

O presidente do Snakes cita a logística como fator fundamental porque os dois jogos como visitantes serão feitos dentro do Rio Grande do Sul e, em Bento Gonçalves, serão realizados os confrontos contra os times de Foz do Iguaçu e Curitiba, ambos do Paraná (ver tabela abaixo). Dessa forma, não haverá desgaste físico com longas viagens e ainda gastos com o oneroso deslocamento até outros estados.

A estreia do Bento Gonçalves Snakes será em 8 de julho, em Santa Cruz do Sul contra o Chacais. Os dois primeiros colocados classificam-se para a fase seguinte do torneio. Em 2017, o Snakes parou diante do Jaraguá Breakers na semifinal da Conferência Sul.


Fotos: Lucas Delgado