Usuários não conseguem acessar página. Responsáveis pela ação pedem resgate pelos dados copiados

Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, pela manhã, o site do Ministério da Saúde foi hackeado, ficando fora do ar. A página do ConecteSUS, que armazena informações sobre vacinação contra Covid-19 da população, está indisponível no momento.

A Secretaria da Saúde informou que o ataque dos criminosos comprometeu o e-SUS Notifica, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e a Carteira Nacional de Vacinação Digital.

Os responsáveis pelo ataque, um grupo que se autodenomina Lapsus$, deixaram uma mensagem pedindo resgate pelas informações que foram copiadas e tiradas do ar por eles. “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, diz a mensagem.

O Ministério da Saúde, por meio de nota, informa que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal estão investigando a invasão do sistema.

Imagem: R7/Reprodução