Desde a tarde de sexta-feira, 5 de setembro, as Varas do Trabalho de Bento Gonçalves e Farroupilha contam com um novo sistema chamado Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). A partir de agora, as unidades judiciárias locais passarão a receber novas ações exclusivamente via esse sistema, o que agiliza em até 50% o tempo de tramitação dos processos. A solenidade que marcou a implantação do sistema teve a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, desembargadora Cleusa Regina Halfen e do desembargador Claudio Antônio Cassou Barbosa, coordenador do projeto.

Barbosa explica que, dessa forma, o uso do papel não é mais necessário e a ação passa de uma fase para outra de forma mais rápida, já que todas as partes envolvidas podem visualizar o processo ao mesmo tempo e 24h por dia. “Temos uma redução de até 50% no tempo entre o início do processo até a data que vai para a sentença, em comparação com o meio físico. Já tivemos resultados concretos nas cidades que possuem o sistema e, em Bento Gonçalves, acredito que não será diferente”, opina.

Barbosa explica que a Justiça Federal iniciou o processo eletrônico em 2001, mas que precisa ser implementado gradativamente. “Como é uma mudança muito grande na forma de trabalhar, precisamos ter cautela e capacitar juízes e advogados aos poucos para não causar mais dificuldades. E nosso serviço de internet no país não é dos melhores, também é preciso analisar essa questão”, diz.

Segundo o desembargador, as maiores vantagens dessa mudança é por ser o mesmo sistema para todo Brasil e pelo fato dos prazos não encerrarem no final de cada expediente. “Já temos instalado em 75% das varas da Justiça do Trabalho do Brasil, então, se um ato precisa ser praticado em outro estado, vai economizar tempo. Além disso, o processo pode ser visualizado a qualquer hora do dia”, ressalta.

 

Leia mais na edição impressa deste sábado, 6 de setembro.