DivulgaCandContas permite consultar candidatos registrados em todo o Brasil. Também é possível acessar informações das prestações de contas dos concorrentes

Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta permite consultar as candidaturas por município e cargo, informações sobre a situação dos candidatos que pediram registro, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive relativas às prestações de contas dos concorrentes. Na medida em que os candidatos pedem o registro, o TSE divulga todos os dados do candidato no sistema. Até as 15h de quarta-feira, 16, o DivulgaCandContas 2020 dispunha de informações sobre 16.004 pedidos de registro de candidatura, sendo 14.245 de candidatos a vereador, 879 de prefeito e 880 de vice-prefeito.

Os prazos

Os números são constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente. O sistema DivulgaCandContas é abastecido de acordo com a oficialização das candidaturas para o pleito de 15 de novembro. No próximo dia 26, às 19h, termina o prazo para os partidos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral. Caso não tenho feito isso, a data-limite fixada em lei para a formalização individual do registro perante o TSE ou Tribunal Regional Eleitoral é o dia 1º de outubro, também até as 19h.

O sistema é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na página principal do sistema o interessado encontra o total de candidaturas e os candidatos por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando no estado e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.