Período marca a saída das temperaturas baixas do inverno para as mais elevadas do verão. A Serra Gaúcha é uma das regiões que mais sentem as mudanças climáticas

Chegou a estação das flores, a primavera. Nesta terça, 22, às 10h31min, iniciou um novo ciclo que resulta em um clima diferente do visto no inverno. As temperaturas aumentam, as árvores começam a florescer e o aroma das plantas fica ainda mais intenso. É a natureza fazendo o seu curso.

De acordo com o meteorologista da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Flavio Varone, a primavera marca a saída das temperaturas baixas do inverno para as temperaturas mais elevadas do verão. As sensações térmicas dos últimos dias mostram claramente essa passagem, pois nota-se grande diferença entre períodos quentes e frios em um curto espaço de tempo. “A gente vai sentindo temperaturas mais baixas durante a noite, principalmente na primeira metade da estação, em setembro e outubro. Em novembro e dezembro a temperatura vai subindo, chegando no verão”, explica.

Usualmente, segundo Varone, a região da Serra Gaúcha é muito atingida nessa troca de estação. “Grandes eventos climáticos. Alguns sistemas meteorológicos se formam na Argentina e no Paraguai e avançam para o estado, vem lá da fronteira até o litoral. E na medida que ele passa, atinge principalmente essa área na direção do Norte, a região das missões, planalto, até a Serra, que é bastante influenciada por chuva intensa em um intervalo curto de tempo”, afirma.

Entretanto, para 2020 as chuvas vão diminuir. Em outubro, o meteorologista explica que a tendência é que se mantenha dentro da normalidade, entre 125 a 150 milímetros. “ Não vai ter a chuvarada dos outros anos, teremos precipitação bem próxima do normal”, observa.

Para os outros meses, novembro e dezembro, espera-se maior influência do La Niña. O último mês do ano, portanto, será o mais seco da estação. “Nesse período, normalmente, é uma chuva bem expressiva que acontece nessa região. A gente está esperando um pouco abaixo do normal. O fenômeno climático tem maior influência, geralmente, no final da primavera e no início do verão. Como vamos ter um evento um pouco fraco, ele vai acontecer justamente durante essa época, então se esperam chuvas abaixo da média”, prevê Varone.

A previsão para setembro e outubro é que o clima permaneça agradável durante o dia
Foto: Suellen Krieger

Clima do fim de semana propicia o lazer

Em Bento Gonçalves, no final de semana, muitas famílias se reuniram em passeios ao ar livre para aproveitar o clima. Nem tão quente, e nem tão frio, com um sol bom para “lagartear”: foi assim o domingo, dia do gaúcho. Para a identificadora veicular e documental, Sabrine Dallé Varnier, o momento foi ideal para realizar um passeio. “Fizemos um costelão com pessoas próximas e alguns pets no interior do município”, afirma.

Os pets também aproveitaram o clima
Foto: Arquivo pessoal

Os primeiros sinais de que a primavera estava chegando, foi o que incentivou a saída. “Não gosto do frio, a não ser nos momentos que estamos no aconchego da nossa casa, na frente da lareira com um bom vinho. Procuro não sair muito, mas domingo estava agradável, ensolarado, perfeito para este tipo de programa”, lembra.

Apesar do vento frio, Sabrine relata que o sol e o fogo do costelão os aquecia. “A primavera é minha estação preferida, gosto de ver o verde das árvores brotando, observar os pássaros, principalmente as andorinhas, que neste mês de setembro retornam para fazer seus ninhos. A energia da primavera me faz bem”, assegura.

Para a atendente Jéssica Furlanetto Casagrande, foi momento de aproveitar a companhia dos pais. “Fui para Santa Tereza, passei o final de semana na casa dos meus pais. Aproveitamos para fazer as comemorações do 20 de setembro e o clima estava ideal”, afirma.