Objetivo é abrir três agências nas cidades de Vitória, Vila Velha e Serra no segundo semestre de 2021

C om 35 anos de trajetória, a Sicredi Serrana anunciou, nesta semana, a ampliação de sua área de atuação para o Espírito Santo. O objetivo é abrir três agências ainda no segundo semestre do próximo ano, que ficarão localizadas em Vitória, Vila Velha e Serra. A decisão da expansão ocorreu em uma assembleia geral, realizada de forma virtual no dia 30 de outubro, data da celebração das três décadas e meia de existência da Cooperativa.

Naquele local, atuarão mais de 40 colaboradores que, inicialmente, conhecerão a região da Serra Gaúcha e o modelo de trabalho proposto pela Sicredi Serrana. “Será uma troca de conhecimentos”, aponta o presidente da instituição, Marcos André Balbinot, que apresentou a novidade a alguns coordenadores e imprensa em evento realizado na quarta-feira, 4 de novembro, seguindo todos os protocolos de segurança em virtude do novo coronavírus.

Segundo o dirigente, para os próximos cinco anos a previsão é de mais doze agências, contemplando também os municípios de Cariacica e Viana. “É uma ação que acompanha o movimento do Sistema Sicredi de ter presença nacional com atuação regional de suas cooperativas integradas”, afirma. A iniciativa também é um resgate da nossa história, que iniciou há 35 anos. “Queremos estar cada vez mais próximos e ajudar o associado, cuidar de nossos colaboradores. Isso é o que está em nossa essência e seguimos acompanhando esse crescimento”, pondera.
A decisão foi tomada após conversas com os associados, que indicaram que devia-se avançar com o projeto acenando à diretoria, aos conselhos e aos delegados que poderiam tomar esta decisão, após concluídos os estudos. A amplificação da área de atuação foi aprovada por unanimidade dos delegados participantes. A ampliação atende, também, a um objetivo prioritário para a Sicredi Serrana – cumprir o propósito da Cooperativa de “Fazer o Mundo Prosperar”.

Outro ponto importante para o público que aprovou a expansão é a confirmação das lideranças da Sicredi Serrana de manter a qualidade de entrega e a relevância aos associados na atual região, bem como os investimentos sociais que a cooperativa faz regularmente nas comunidades nas quais está inserida. A partir de agora, a Sicredi Serrana RS/ES conta com 28 municípios em sua área de atuação e está presente nas regiões da Serra Gaúcha, Vale do Caí e Grande Vitória.

Oportunidades de expansão

Na atual região de abrangência, no Rio Grande do Sul, os 124 mil associados representam 26% da população e 53% das pessoas jurídicas da área de atuação. Na perspectiva econômica, o volume de recursos administrados pela Sicredi Serrana supera os R$ 6 bilhões e a carteira de crédito está em R$ 2,4 bilhões, o que corresponde a 55% do crédito rural e 45% do crédito comercial operado pelas agências bancárias instaladas na área de atuação, conforme a Estatística Bancária mensal por município, do Banco Central do Brasil.

“São volumes que já nos conferem significativa participação de mercado. A expansão para o Espírito Santo nos dá as condições necessárias para mantermos o ritmo de crescimento”, explica o Diretor Executivo, Odair Dalagasperina. O Espírito Santo conta com uma economia robusta, fato que o colocou como a única unidade federativa a obter nota ‘A’ do Tesouro Nacional, com capacidade de pagamento de contas públicas, indicador que o torna competitivo e atrativo para receber investimentos. Somado a isso, o estado apresenta uma identidade cultural similar ao Rio Grande do Sul.