Sindilojas prevê chance de igualar as vendas a 2019, o que seria um ótimo resultado, considerando o cenário atual

Para o comércio, dezembro costuma ser o mês que os comerciantes veem uma oportunidade de vender mais que nos outros meses. Em 2020, a expectativa é que o Natal oportunize um momento de respiro para a crise causada pela pandemia.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas), Daniel Amadio, afirma que a expectativa de vendas está abaixo do ano passado. Contudo, “existe esperança de se igualar a 2019, o que seria um belo resultado para o comércio diante do cenário que se apresentou este ano”, aponta.

Entretanto, é necessário que os lojistas se preparem para a principal data do ano para o varejo. “Seja nas contratações temporárias, ou nos reforços dos estoques, pois indicadores mostram que poderá faltar mercadoria. Mesmo com a pandemia, acredita-se que mais do que nunca as pessoas vão querer comemorar a data em família, celebrando a vida”, pondera Amadio.

O sócio-proprietário da empresa O Boticário em Bento Gonçalves, Sirlesio Carboni Junior, já está se preparando para o aumento de clientes no comércio. “Começamos reforçando o estoque e contratação de equipe adicional para as lojas. Esperamos, de maneira geral, um pequeno crescimento”, aponta.

O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) Rogério Capoani, também acredita que essa seja uma excelente oportunidade de trabalhar para reverter as perdas sofridas ao longo do ano. “Hoje, sabemos que o comércio de Bento Gonçalves tem plenas condições de atender as necessidades de consumo da população”, afirma.

Lojistas estão em clima natalino

Capoani reitera que as lojas na Capital do Vinho possuem um mix de atrativos. “Produtos, estrutura diferenciada para receber os clientes e, principalmente, equipes muito qualificadas para garantir um atendimento de excelência. Acreditamos que esse cenário confere situação favorável para que os próximos meses sejam de ótimos resultados para o comércio”, ressalta.

Dezembro é oportunidade para reparar perdas causadas pela pandemia

A diretora da Collecione, Izabel Cristina Prior, afirma que já começou a preparar a loja com enfeites natalinos. Com relação à mercadoria, “estamos nos organizando para buscar mais e também conseguir contratar uma pessoa para auxiliar. Se ficar igual as vendas ao ano passado, está excelente”, sublinha.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), Marcos Carbone frisa que a movimentação nesses últimos meses está focada na recuperação dos prejuízos acumulados ao longo do ano, “uma vez que o comércio sofreu, de forma muito significativa os impactos da pandemia, na economia e nos hábitos de consumo das pessoas. Por todo o cenário atípico que vem caracterizando 2020, fazer o comparativo com o ano anterior fica pouco coerente. A prioridade, agora, é realmente recuperar as perdas do ano. As ações com a temática do Natal terão esse objetivo, e, ainda, cumprirão papel fundamental ao auxiliar, especialmente, o comércio local”, prevê.

Além disso, será necessário ter cuidados para a prevenção do coronavírus. “Dezembro é um período de alto fluxo em loja e as aglomerações já eram constantes nesse período. Com a pandemia, a gente viu isso nas outras datas. A venda acontece, mas não da mesma forma que antes. As equipes estão preparadas, vendendo até em fila para evitar o tempo de espera”, garante o comerciante Carboni Junior.

Resultados positivos

Na loja Papy Toys, segundo o gerente Luciano Santos, a preparação começou cedo. “Nossa preocupação maior é a falta de matéria-prima das mercadorias, a questão do plástico, da borracha, que estão em falta. A demanda está muito grande e a procura também”, conta.

Santos afirma que espera um resultado melhor em 2020 do que em 2019, como já ocorreu em outubro, no Dia das Crianças. “Muitos deixaram de realizar eventos, como aniversário, e acabaram não comprando muita coisa. Agora, temos pais visitando a loja com os filhos, então a nossa expectativa é bem maior”, garante.

O único receio do gerente é com relação às mudanças de bandeira. “Não sabemos como vai ser. Estamos acreditando que vá se manter”, pondera.

Fotos: Thamires Bispo